
Hospital. Foto arquivo
Maputo, 05 Jul (AIM) – A companhia mineira Jindal Africa, pertencente ao grupo indiano Jindal Steel and Power Limited (JSPL), vai desembolsar cerca de 2,5 milhões de dólares, ao longo dos próximos 12 meses, para a requalificação do Centro de Saúde de Marara em Hospital Distrital, na província central de Tete, em Moçambique.
Para o efeito, a empresa assinou nesta tarde em Maputo um memorando de entendimento com o Ministério de Saúde (MISAU).
Falando momentos após a assinatura do memorando, o Vice-presidente da Jindal África, Shekhar Ramgundewar garantiu que vai trabalhar para a conclusão da obra com a maior brevidade possível.
“Agradeço a oportunidade de colaborar convosco nesta nobre causa, que olha para o Hospital de Marara. Por isso, hoje assinamos este memorando para construção do Hospital de Marara e vamos fazer tudo para a sua materialização e conclusão no mais curto espaço de tempo”, assegurou.
Por sua vez, o Ministro da saúde, Armindo Tiago, disse que a infra-estrutura atesta o compromisso do governo de expandir e prover cuidados de saúde aos moçambicanos.
“Partilhamos hoje a nossa satisfação pelo culminar de um processo de colaboração entre as duas partes visando a materialização deste acordo que contribui para acelerar a iniciativa presidencial ‘Um distrito um hospital’, que se enquadra nos esforços do governo para o fortalecimento do serviço nacional de saúde através da expansão de cuidados de saúde de qualidade para a população moçambicana em geral e particular a de Marara”, disse.
O governante diz também que é uma iniciativa que tem em vista prover cuidados de saúde especializados a população de Marara.
“O memorando de entendimento que hoje rubricamos é resultado da nossa determinação e compromisso para garantir que a população daquele distrito possa melhorar as condições de acesso a cuidados de saúde especializados”, apontou.
(AIM)
CC/sg