
Interior da fabrica de producao de refrigerantes da Coca Cola. Foto de Ferhat Momade.
Maputo, 09 Jul (AIM) – O governo moçambicano assegura estar focado em melhorar a qualidade das escolas de formação técnico-profissional no país, para que estejam a altura de fornecer uma mão-de-obra que responda as necessidades do mercado de emprego.
Para o efeito, o governo tem estado a investir no apetrechamento das escolas de formação técnico-profissional, bem como na formação dos formadores no que diz respeito a operação de equipamento para assegurar maior durabilidade.
O facto foi dado a conhecer hoje, em Maputo, pela secretária permanente da Secretaria do Estado do Ensino Técnico e Profissional, Acissa Carimo, durante a visita ao Instituto Industrial 1º de Maio de uma delegação de Alto Nível do Sistema Italiano de Cooperação ao Desenvolvimento no país.
Carimo explicou que a visita tinha por objectivo auscultar as necessidades de todas as partes interessadas na contratação de mão-de-obra para, com base nas necessidades do mercado, desenhar o currículo que deverá ser implementado ao nível dessas instituições no país.
“Toda a reforma tem em vista para que a todo o funcionário aprenda, saiba e que o mercado de trabalho os aceite, dai que para o desenho dessas qualificações, desses cursos, desses módulos convidamos o mercado de trabalho que venha e sente na mesma mesa com o governo”, disse.
Desafiou o mercado de trabalho para indicar as suas necessidades pois o governo está apto e a altura de dar a devida resposta, ou seja acomodar e desenhar um currículo a medidas das exigências dos empregadores.
Por sua vez, o director-geral da Agência Italiana de Cooperação e Desenvolvimento, Marco Ruscani, disse que o programa vai continuar a apoiar os esforços de governo de formar mais jovens moçambicanos.
“Consideramos importante que o programa faça todo o esforço para que no final do programa as instituições beneficiárias possam continuar com as suas actividades de forma sustentável”, disse.
A visita surge no âmbito do programa do suporte à reforma da educação profissional em prol do sistema do Ensino Técnico Profissional no país e visa apreciar o Laboratório de Ar, Ventilação e Ar Condicionado – AVAC, recentemente instalado e inaugurado naquela instituição de ensino.
(AIM)
ZT/sg