
Estrada circular
Maputo, 10 Jun (AIM) – O Conselho Municipal de Maputo (CMCM) suspendeu a implementação da terceira faixa de rodagem ao longo da avenida marginal para dar tempo ao melhoria da segurança rodoviária.
É que, apesar do CMCM ter mobilizado agentes da polícia municipal e de trânsito, ambulâncias e instrumentos de som para a sensibilização dos utentes, em quatro dias da implementação da medida, as autoridades registam 10 atropelamento e dois acidentes do tipo choque entre veículos.
O facto foi dado a conhecer hoje em Maputo pelo Director da Mobilidade, Transporte e Transito, Nelson Massango, durante uma conferência de imprensa.
Massango explicou que, apesar de a medida ter resultado na melhoria da fluidez do tráfego, o município constatou diversas irregularidades por parte dos utentes da via e precisa aprimorar as questões de segurança.
“Várias constatações foram feitas no período de tarde, principalmente o que diz respeito a travessia de peões. Os peões ao atravessar a via publica não usam passadeiras e outros atravessam sem observar as medidas de segurança que estão nos locais”, disse.
Massango explicou ainda que a implementação da terceira faixa vai continuar. Sendo que nela em 30 dias da implementação da medida registou se três atropelamentos.
“A implementação da terceira faixa continua no período compreendido entre 06h00 e 08h00 da manhã nos dias úteis e o Conselho Municipal apela para que os automobilistas observem o código de estrada e que não imprimam maior velocidade”, disse.
Já no período da tarde a terceira faixa de rodagem é das 15h00 às 18h00 horas no sentido Clube Marítimo-Costa do Sol,
Refira-se que o excesso de velocidade é apontado como a causa dos acidentes na avenida marginal durante o período da implantação dessas medidas.
(AIM)
ZT/sg