Maputo, 30 Jul (AIM) – O Conselho Municipal de Maputo (CMM) licenciou 79 operadores de transporte semi-colectivo de passageiros, nos últimos 20 dias, na capital moçambicana, como resultado das campanhas de sensibilização massiva desenvolvidas pela Polícia Municipal.
A informação foi avançada pelo director municipal de Mobilidade, Transportes e Transito, Nelson Massango, em conferência de imprensa havida hoje (30) para fazer o balanço da campanha de sensibilização para os operadores dos estabelecimentos comerciais e transportadores de passageiros.
Segundo a fonte, a actividade de sensibilização, que inclui a redução dos 10 requisitos para quatro, trouxe um impacto positivo na medida em que houve um incremento significativo em um curto espaço de tempo.
“No período de sensibilização ao licenciamento massivo, aderiram 79 operadores de transporte semi-colectivo de passageiros”, disse.
Massango disse que de Janeiro a esta parte o CMM licenciou 205 operadores de transporte e a edilidade espera licenciar mais 1.427 que ainda exercem a actividade ilegalmente.
“Muitos operadores ainda estão por vir, têm estado em contacto connosco, já recebemos várias listas e o licenciamento massivo inclui a redução dos requisitos”, disse.
Explicou que no processo de sensibilização o CMM tem estado a apelar para que os operadores transportem os passageiros de uma forma humanizada evitando maus-tratos.
“Todos os passageiros, principalmente nos “mini-buses” de 15 lugares, devem viajar sentados. Os cobradores, a tripulação no geral, devem ter uma indumentária adequada e condução defensiva”, disse.
Massango apelou aos operadores que ainda não se licenciaram a fazê-lo, pois segundo explicou, o processo é simplificado e rápido.
“Neste contexto, a Direcção de Mobilidade, Transportes e Trânsito aproveita esta oportunidade para apelar a adesão em massa de todos os operadores de transporte semi-colectivo de passageiros a este processo de licenciamento e referir que este processo é flexível e, dentro de um prazo de dois dias, atribuímos as licenças”, exortou.
(AIM)
Snn/sg