
Maputo, 10 Jul (AIM) – O município de Maputo diz que a deficiente recolha de resíduos sólidos que, nos últimos tempos, se regista na capital moçambicana deve-se a uma dívida acumulada de vários anos no valor de 360.400.000 meticais (cerca de 5,6 milhões de dólares).
A dívida deve-se a um défice mensal na ordem de 30 milhões de meticais.
A edilidade necessita de cerca de 44 milhões de meticais mensais para pagar as empresas prestadoras de serviço de recolha de lixo. Deste valor o município apenas recebe apenas 14 milhões, referentes a taxa de lixo, cobrada pela empresa pública a Electricidade de Moçambique (EDM) aos consumidores.
A falta do pagamento as empresas de recolha de lixo levou quatro empresas a suspender a actividade. Por isso, neste momento, a Eco Life é a única empresa que continua a fazer o serviço de recolha do lixo no distrito Ka Mpfumo.
O facto foi dado a conhecer pelo vereador de Infra-estruturas e Salubridade, João Munguambe, em conferência de imprensa havida hoje em Maputo.
Munguambe explicou que devido a insuficiência de fundos para cobrir as despesas de recolha de lixo, com as empresas prestadoras de serviço, o CMCM tem recorrido a outras fontes de receita para cobrir o défice.
“Estamos a trabalhar neste momento não só com a EDM, mas também com os provedores de serviços no sentido de encontramos uma forma de pagarmos as facturas correntes que resultam da prestação de serviço mensal, mas também as facturas das dívidas acumuladas ao longo dos anos”,disse.
Acrescentou “neste momento estamos a fazer uma reflexão sobre as formas que podemos encontrar para mobilizar recursos adicionais para cobrirmos as dívidas”.
A deficiente recolha de lixo nos bairros da cidade de Maputo cria uma certa apreensão aos munícipes, que temem a eclosão de doenças, sobretudo a cólera.
Refira-se que, desde 2008, que o serviço de recolha de lixo é feito por empresas contratadas. Neste momento, a recolha de lixo, com a excepção de Ka Mpfumo é feita pelos distritos municipais e pela Direcção Municipal de Salubridade, que possui meios próprios.
(AIM)
ZT/sg