
Esposa do Presidente da República, Isaura Nyusi. Foto arquivo
Maputo, 11 Jul (AIM) – A primeira-dama de Moçambique, Isaura Nyusi, participa na cidade norte-americana de Nova Iorque no seminário que visa melhorar os mecanismos de assistência às pessoas carenciadas no mundo inteiro.
Uma nota de imprensa da Presidência enviado hoje a AIM refere que durante o evento, que teve início quarta-feira (10), Isaura Nyusi, e as outras primeiras-damas do mundo inteiro, fez parte de uma sessão de debates com o tema “Definir os Seus Pontos Fortes e Oportunidades de Liderança”.
O tema teve como oradores representantes da Aliança Global das Primeiras-Damas (GFLA, sigla em inglês) da Escola de Saúde Pública Mailman, adjacente à Universidade de Columbia e da Fundação Ford.
Na ocasião, os oradores deram uma visão geral dos objectivos da academia, bem como as parcerias estratégicas destinadas a reforçar as capacidades de liderança no domínio da saúde e do desenvolvimento.
Isaura Nyusi participou igualmente numa sessão de debates que abordou “O Papel da Primeira-Dama como Líder, Modelo e Agente de Mudança”, onde se discutiu como aproveitar o poder dos seus gabinetes de trabalho para influenciar as políticas públicas e a mudança social.
No seminário, Isaura Nyusi, incluindo as primeiras-damas do mundo inteiro, debatem temas como “Princípios de Liderança e Pontos Fortes Exclusivos das Primeiras-Damas: Liderar sem Autoridade Formal; Política e Inovação”; Elaboração de Políticas: Como Resolver Problemas em Torno dos Desafios do Desenvolvimento”; “Liderar um Governo de Saúde global”, entre outros.
O seminário constitui uma oportunidade de partilha de experiências, desafios e soluções para fortalecer as acções levadas a cabo no âmbito do trabalho de apoio às pessoas desfavorecidas nos países do mundo, incluindo Moçambique.
(AIM)
Ac/sg