
Maputo, 18 Jul (AIM) – O Ministério do Género Criança e Acção Social (MGCAS) projecta promover a educação pré-escolar a mais de 500 mil crianças em todo o território moçambicano, ao longo dos próximos cinco anos.
Esta é uma das decisões saídas do IX Conselho Coordenador do MGCAS, que terminou esta quarta-feira (17), no Posto Administrativo de Chidenguele, na província de Gaza.
O director nacional de Planificação e Cooperação no MGCAS, Chico Albajane disse que a educação pré-escolar permite nas crianças de zero aos cinco anos, o desenvolvimento de habilidades do ensino primário, daí que deve ser prioridade do plano e acção do Governo.
Albajane apontou a necessidade de aumentar os centros infantis e apetrechar os já existentes por forma a alcançar a meta planificada para este período.
“A nossa visão é que quando integramos crianças de zero aos cinco anos na rede de educação pré-escolar nós promovemos um maior desenvolvimento motor, psíquico e até físico mental, pois isto melhora a prontidão escolar”, disse.
Acrescentou que, “e já verificamos muitas vezes que as crianças que têm acesso a essa educação pré-escolar têm tido maior sucesso no ensino primário”.
Durante os três dias do Conselho Coordenador do Ministério do Género, Criança e Acção Social os quadros deste pelouro debateram vários assuntos com destaque para a redução de uniões prematuras, a criação de subsídios para grupos considerados vulneráveis entre outros.
(AIM)
FG/sg