
Maputo, 18 Jul (AIM) – A Administração Marítima de Maputo vai reforçar os níveis de fiscalização por terra e mar ao longo da linha de fronteira na Ponta D’Ouro, província de Maputo, sul do país, para auferir os níveis de legalidade das embarcações de pesca.
A informação foi avançada hoje, na Ponta D’Ouro, pela administradora marítima de Maputo, Odete Muianga na cerimónia de recepção de uma viatura para o reforço das acções de fiscalização na orla marítima.
Segundo Muianga, já existe um plano de acção com vista a monitorar a legalidade e auferir a qualidade dos meios que se dedicam à actividade particularmente na Ponta D’Ouro.
Trata-se de uma actividade que surge como forma de evitar acidentes marítimos, bem como casos de pesca ilegal naquela região.
Odete Muianga explica que esta fiscalização se segue a um trabalho árduo de sensibilização dos pescadores para a sua credenciação.
“Na área marítima nós fizemos fiscalização porque nós temos os pescadores, nós temos que ir para lá fazer a fiscalização desses pescadores e realmente eles estão credenciados, estão licenciados para fazer aquela actividade marítima”, disse Muianga.
“Nós fizemos lá as vistorias e depois nós entramos para ver se todos os nossos utentes, todos os pescadores estão lá já credenciados para poder se lançar ao mar”, acrescentou.
Na ocasião a secretária de Estado na província de Maputo, Judite Mussácula pediu a conservação da viatura para garantir a sua longevidade.
“A fiscalização é um sector que precisa de muita atenção principalmente para esta área e nós sabemos que estão num sítio que é fronteira todos vêm depois saem, então com mais um meio teremos de facto bons resultados e chegaremos até aos locais onde antes não era possível”, instou.
(AIM)
FG/sg