Maputo, 31 Jul (AIM) – O Comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael, pede desculpas a população do distrito de Macomia, na província nortenha de Cabo Delgado pela má actuação das Forças de Defesa e Segurança (FDS).
O facto aconteceu hoje, em Macomia, onde vincou não ser missão das FDS maltratar a população, mas sim protegê-la e juntos viverem em paz e harmonia.
O pedido de desculpas surge volvidas duas semanas após um incidente registado naquele distrito afectado pelo terrorismo, que levou a população revoltar-se e entrar em confrontos com as Forças de Defesa e Segurança por, alegadamente, usarem força excessiva contra civis.
“Queremos dizer de viva voz aqui, que como dirigentes das Forças de Defesa e Segurança pedimos desculpas por todos erros que têm cometido os nossos agentes, os nossos colaboradores. Pedimos desculpas porque não é o comando que diz que alguém nosso deve maltratar ou fazer mal a população”, disse Rafael.
“Não é, mas são evidentes os percursos em que os colegas às vezes com ânimo do trabalho, há esta parte de incidentes que nós temos registado aqui e um pouco por algumas zonas”, acrescentou.
O comandante-geral da PRM afirmou naquela região que o terrorismo poderá ser vencido se a população e as FDS colaborarem e exige igualmente disciplina aos seus agentes.
“A colaboração é para descobrirmos quem é o nosso inimigo, quem é a pessoa que pode nos fazer mal. A união entre as Forças de Defesa e Segurança é uma obrigatoriedade incontornável”.
“Denunciem qualquer comportamento que não é correcto dos membros da corporação que estão aqui e aqueles que querem infiltrar na nossa comunidade para criar acções de terror, denunciem também”, vincou.
(AIM)
FG/sg