
Presidente da República, Filipe Nyusi, discursa durante as celebrações do Dia Internacional do Fiscal das Florestas e Fauna Bravia no parque Nacional da Gorongosa
Gorongosa, 31 Jul (AIM) – Pelo menos 3.688 pensões já estão em pagamento, no âmbito do processo de Desarmamento, Desmobilização Reintegração dos antigos guerrilheiros da Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique.
O facto foi anunciado hoje (31) pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, durante as cerimónias centrais alusivas ao Dia Internacional dos Fiscais de Floresta e Fauna Bravia, que tiveram lugar no Parque Nacional da Gorongosa, província central de Sofala, local onde, no dia 01 de Agosto de 2019, foram assinados, os acordos de cessação definitiva das hostilidades militares.
Segundo Nyusi, dos 4.115 processos recebidos, de um universo de mais de cinco mil abrangidos pelo DDR, 4.089 (99,4) foram fixadas as respectivas pensões e remetidas ao Tribunal Administrativo.
“Destes 4.089 processos, 3.797 (92 por cento) foram visados pelo Tribunal Administrativo e 3.688 (89 por cento) já estão em pagamento”, revelou.
Aliás, o Presidente da República anotou que o fim do conflito armado permitiu a restauração do Parque Nacional da Gorongosa, com acções de repovoamento dos animais e restauração de infra-estruturas, bem como a retoma das actividades socio-económicas pelas comunidades locais, que actualmente participam na protecção dos recursos florestais e faunísticos.
Foi em homenagem aos acordos de cessação das hostilidades militares que o Chefe de Estado colocou colares telemétrico a um casal de leões, baptizando com os nomes de “Master Peace” ou seja: mestre da paz, e “Madame Peace (senhora da paz).
Trata- se de um dispositivo electrónico que permite identificar os movimentos dos animais, para o respectivo monitoramento.
(AIM)
dt/sg