Chimoio (Moçambique), 12 Ago (AIM) – A membro da comissão política e chefe da brigada central do partido Frelimo de apoio político a província de Manica, Esperança Bias, disse que os munícipes daquela região do centro de Moçambique votaram, nos gestores deste partido, para que seus problemas sejam resolvidos.
Bias afirmou, ainda, que os munícipes sabem que vendo os seus problemas superados se sentirão prioridade na governação.
O problema de falta de água, necessidade de melhoramento das vias de acesso, electrificação, saneamento do meio, entre outras necessidades, são preocupações da população das seis autarquias desta província.
Esperança Bias falava esta segunda-feira (12), em Chimoio, a capital da província de Manica, na abertura da primeira reunião de avaliação de desempenho das seis autarquias da região, referente ao primeiro semestre de 2024.
Na província de Manica, todas as seis autarquias estão sob gestão da Frelimo, partido no poder desde a Independência Nacional formalizada a 25 de Junho de 1975.
Bias lembrou que a eleição da Frelimo nas seis autarquias é fruto do trabalho demonstrado pelos gestores do partido.
Por isso, segundo Bias, é necessário que os presidentes dos municípios e seus elencos continuem a trabalhar na solução dos problemas do povo.
“Nesta reunião, cada um vai dizer o que está a fazer e como está a cumprir com o manifesto que levou a sua eleição e quais as perspectivas para o cumprimento desse mesmo manifesto”, afirmou Esperança Bias.
A chefe da brigada central de apoio a província de Manica disse que o desempenho de cada um dos municípios deve ter sempre presente que os munícipes confiaram “em vós para virem resolvidas as suas preocupações”.
“São preocupações relativas à água, energia, vias de acesso, gestão de resíduos sólidos, erosão, entre outras. Para o sucesso das vossas actividades é importante que esta reunião seja replicada nas autarquias que gerem”, sublinhou.
Reiterou que os munícipes querem sentir que são importantes no ‘vosso dia-a-dia’.
De acordo com Bias, para tal é importante que ao fazerem, regularmente, a vossa avaliação, sintam qual tem sido o grau de satisfação dos munícipes “em relação às vossas actividades”.
Esperança Bias referiu ser desejo da Frelimo ver os municípios sempre limpos, com cada vez mais água, energia e com mais infra-estruturas públicas “porque é a razão da vossa eleição para dirigirem as cidades e vilas autárquicas de Manica”.
“Isto só é possível havendo maior coordenação entre os diferentes órgãos que actuam nas autarquias. É importante que haja uma forte relação entre os presidentes dos municípios com os das assembleias municipais, administradores dos distritos e o partido Frelimo a nível das autarquias,” anotou.
A chefe da brigada central de apoio a província de Manica recomendou os participantes para uma reunião franca, num ambiente de paz e harmonia, onde cada um apresente o seu trabalho desde a tomada de posse, no princípio deste ano (2024).
“É o momento em que podemos partilhar as dificuldades e preocupações que encontramos no nosso dia-a-dia e, juntos, encontrarmos soluções para o bem-estar dos munícipes”, revelou.
Gondola, Sussundenga, Manica, Catandica, Chimoio e Guro são os seis municípios da província de Manica.
A primeira reunião de avaliação de desempenho dos municípios da província de Manica tem a duração de um dia.
Estão presentes, no encontro, edis, presidentes das assembleias municipais das seis autarquias, e convidados.
(AIM)
NM/mz