Maputo, 18 Ago (AIM)- O Centro de Pesquisa em Aquacultura de Chókwè (CEPAQ), na província de Gaza, sul de Mçambique, vai apresentar, este mês, 12 variedades de receitas feitas à base de milho e soja para a produção de ração destinada a peixe produzido em cativeiro.
Esta iniciativa, promovida pelo Instituto Oceanográfico de Moçambique, poderá aliviar os produtores de custos de importação de ração.
“A província possui matéria-prima para a produção de ração, temos milho e soja cultivados pelos produtores locais, ficando apenas por importar algumas vitaminas essenciais. Além de dinamizar a aquacultura em si, este projecto de produção da ração, vai estimular os agricultores a produzir cereais”, disse José Vilanculos, coordenador da CEPAQ, citado pelo “Notícias online”.
Vilanculos admite que a dificuldade de acesso à ração, para peixe, especialmente na fase de engorda, constitui um grande desafio para o sector da aquacultura, que apesar de tudo, tem vindo a crescer de forma célere e a consolidar-se.
(AIM)
FF