Maputo, 21 Ago (AIM) – O ministro moçambicano da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, defende a promoção e divulgação de questões de defesa da pátria para a construção de uma sociedade informada e consciente da sua responsabilidade, indispensáveis na defesa do território, soberania e dos interesses do país.
O repto foi lançado hoje (21), em Maputo, durante a cerimónia oficial de início das celebrações dos 60 Anos de Desencadeamento da Luta Armada de Libertação Nacional, Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), que decorre sob o lema: “Forças Armadas de Defesa de Moçambique, uma força credível e de elevada prontidão ao serviço dos moçambicanos”.
“Aproveitamos esta oportunidade para instar a imprensa a colocar à disposição o seu papel crucial de divulgação das nossas actividades e da promoção das questões de defesa nacional para se juntarem aos nossos eventos que iremos oferecer aos militares em particular e a sociedade de forma geral”, afirmou.
Na ocasião, Chume disse ser crucial a modernização das FADM para fazer face aos desafios correntes que assolam o país.
“As honras aos militares que prestaram e os que continuam a prestar o seu contributo a causa da defesa nacional, bem como a modernização para enfrentamento dos riscos e ameaças actuais como são os casos dos ataques cibernéticos inseridos no contexto da guerra cibernética, o combate ao terrorismo e outras missões de interesse público”, vincou.
Por seu turno, o Chefe do Estado Maior General das FADM, Joaquim Mangrasse, considerou a segurança e desenvolvimento como o desafio que o país precisa de manter.
“Queremos continuar a manter esse binómio para que o nosso país avance para que possamos viver mais seguros. Não há segurança sem desenvolvimento e não pode haver desenvolvimento sem segurança. Esse é o grande foco para as Forças Armadas”, referiu.
Disse ainda que os desafios e as ameaças são enormes, “daí que devemos aperfeiçoar a nossa estratégia de defender o nosso país”.
As festividades deverão decorrer em todo território nacional, e culminarão com as cerimónias centrais a 25 de Setembro próximo.
Para os meses de Agosto e Setembro do ano em curso o Ministério da Defesa Nacional (MDN) tem agendado cerimónias de condecoração de militares, simpósios de saúde militar, paradas militares, palestras sobre a educação cívica patriótica alusivas à unidade nacional, entre outros eventos.
(AIM)
ZT/mz