Nhamatanda (Moçambique), 25 de Ago (AIM) – O candidato presidencial da Frelimo, partido no poder, Daniel Chapo, garantiu hoje que é seu objectivo colocar dinheiro nas mãos de pessoas, sobretudo aos jovens, a nível dos distritos para dinamizar iniciativas geradoras de renda.
Segundo Chapo, há muitas iniciativas privadas que não encontram pernas para andar devido à falta de dinheiro para o arranque das actividades que têm potencial para gerar emprego a nível dos distritos.
O candidato da Frelimo falava, hoje, no distrito de Nhamatanda, no seu segundo dia de campanha eleitoral na província de Sofala, centro de Moçambique.
Para a materialização do desiderato, Chapo propõe-se a criar um Banco de Investimentos, com linhas de financiamentos práticos e flexíveis para atender a essa necessidade de financiar iniciativas geradoras de renda.
“Eu sei que aqui em Nhamatanda há jovens com boas iniciativas de negócios, mas suas iniciativas não se desenvolvem por falta de financiamento. Nós queremos colocar dinheiro a circular para espevitar o desenvolvimento de iniciativas. Vamos criar um banco de investimento”, disse o candidato.
Para além dos jovens, as linhas de financiamento com juros bonificados estarão direcionadas a mulheres com iniciativas transformadoras. “Sei que as mulheres têm muito potencial e sabem gerir dinheiro, por isso vamos também colocar dinheiro nas mãos desta camada social”, prometeu.
Chapo garantiu que está pronto para o desafio de liderar o país rumo à transformação que os moçambicanos almejam, apontando o facto de ter nascido logo após a independência como factor de conexão entre o passado e o futuro.
“Eu nasci quando o nosso país estava a começar a definir o seu caminho. Hoje estou pronto para liderar o Moçambique que todos merecemos – um país de desenvolvimento, união e oportunidades para todos”, disse Chapo perante a multidão de membros do partido, simpatizantes e população, em geral, que afluiu ao campo da vila municipal local.
“Nascido logo após a independência, sou a ligação entre o passado e o futuro. Vamos transformar as nossas lutas em progresso, inovação e crescimento para todos. Juntos, rumo a um Moçambique melhor”, vincou o candidato.
Por baixo de um calor escaldante em Nhamatanda, a população não arredou o pé do local do comício, ávida de ouvir as propostas que o candidato da Frelimo tem para desenvolver o país, sobretudo no capítulo de criação de postos de trabalho, como a maior preocupação dos jovens de Nhamatanda, que a única ocupação que têm é trabalhar sazonalmente nos campos da plantação da cana de açúcar, para açucareira de Mafambisse.
Reiterou que é candidato do povo e da Juventude, em particular, assegurando a esta camada social que, quando ascender ao poder, a juventude terá as suas preocupações atendidas e seus anseios materializados.
“Vamos coesos e unidos trabalhar e enfrentar os desafios de hoje e de amanhã, com a capacidade inovadora dos homens, mulheres e jovens”, referiu Chapo em Nhamatanda.
Explicou o significado da posição que ocupa no boletim de voto para que não haja dúvidas no dia da votação. “O número 2 no boletim de voto, simboliza a força da união entre o governo e o povo, lado a lado, construindo juntos um Moçambique mais forte e próspero. Unidos, somos imbatíveis”.
“A posição no boletim de voto também representa a união de Chapo e da Frelimo, juntos para servir o povo moçambicano. Esta aliança é para garantir que as vozes de todos os moçambicanos sejam ouvidas e atendidas”, disse.
(AIM)
PC/dt