Machanga (Moçambique), 25 Ago (AIM) – A esposa do secretário-geral e candidato do partido Frelimo, Gueta Chapo, escalou este Domingo (25) o distrito de Machanga, a sul da província central de Sofala, onde destacou o combate vigoroso aos casamentos prematuros.
Acompanhada pela Secretária-geral da Organização da Mulher Moçambicana (OMM), Gueta Chapo orientou um comício popular, no âmbito da campanha eleitoral rumo às eleições gerais de 09 de Outubro próximo.
No comício, começou por destacar as áreas prioritárias que merecem intervenção imediata na governação de Daniel Chapo, com enfoque nos casamentos prematuros.
Segundo ela, os casamentos prematuros são “um mal e devemos continuar a educar as nossas crianças para que continuem os estudos, porque o lugar delas é a escola e só podem casar depois de formadas.”
Mencionou ainda as áreas de agricultura e indústria, que vão merecer especial atenção no próximo governo, como fundamentais para o desenvolvimento do distrito de Machanga.
“Essas actividades económicas vão desenvolver o distrito de Machanga, aliadas à construção de escolas, pois, através da instrução, os jovens criarão empresas que empregarão os demais cidadãos”
Portanto, para dar seguimento ao Programa de Desenvolvimento do país, “devemos escolher o partido Frelimo e o seu candidato, que vai trazer escolas, estradas, hospitais, emprego, terrenos aos jovens com acesso à energia e água potável, bem como financiar iniciativas juvenis, com destaque para as mulheres.”
“Teremos um banco de financiamento para poder financiar jovens e mulheres para poderem criar e evoluir as suas empresas e negócios, por forma a se tornarem pequenos empresários e admitirem também outros jovens para fazer crescer a nossa economia”, frisou.
Igualmente, prevê continuar a prestar assistência às crianças, idosos e deficientes, sendo que estes constituem prioridade para o partido Frelimo.
“O partido vai continuar a acarinhar e a dar especial atenção, porque estes precisam do nosso apoio”, disse.
Para tal, pediu à população de Sofala o voto massivo no candidato presidencial do partido, Daniel Chapo, que possui uma larga experiência de trabalho com a população, capaz de dar seguimento ao Programa de Desenvolvimento do país.
“Chapo conhece todos os problemas deste país e vai continuar a desenvolver acções para impulsionar a paz, unidade nacional e a trabalhar para combater o terrorismo em Cabo Delgado”, explicou.
Por sua vez, a Secretária-Geral da OMM, Mariazinha Niquice, disse que a Frelimo demonstra e pratica a democracia, por isso considera Daniel Chapo o candidato certo, capaz de desenvolver o país, através dos cinco pilares patentes no manifesto do partido, nomeadamente a paz, o homem, a economia, a agricultura e a cooperação.
Após o comício, manteve um encontro com os líderes locais, onde pediu o apoio na sensibilização às comunidades para votarem no candidato Chapo e no partido Frelimo.
“Ainda que Chapo seja inteligente, se votarmos apenas no candidato, tudo o que o partido idealizou não será possível realizar e teremos poucos deputados na Assembleia da República”, explicou.
Após o comício, a população de Machanga apresentou suas preocupações, referentes às infra-estruturas, nomeadamente à falta de um hospital distrital e uma ambulância permanente, vias de acesso, fraco subsídio aos ex-combatentes, falta de transporte terrestre e fiscalização rigorosa.
“O candidato está ciente dos problemas levantados e o manifesto prevê a resolução de todas as preocupações gradualmente. O candidato está ciente também do sofrimento da população para ter acesso ao hospital e vários outros serviços. Por isso, estamos aqui para pedir o vosso apoio para desenvolvermos o nosso distrito, bem como libertar Moçambique economicamente”, reiterou.
(AIM)
NL/dt