Maputo, 26 Ago (AIM) – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, inicia terça-feira (26) da semana corrente uma visita de trabalho de dois dias ao Zimbabwe, à convite do seu homólogo, Emmerson Mnangagwa.
Em comunicado, a Presidência da República escreve que “Durante a visita, o Chefe de Estado irá participar, na qualidade de convidado de honra, na 114ª Edição da Feira do Zimbabwe, a realizar-se sob o lema “Cultivando a Prosperidade: Crescendo Negócios, Inovando para a Mudança e Nutrindo nosso Futuro”’.
O documento explica que “a visita do Presidente Nyusi ao Zimbabwe constitui, igualmente, uma oportunidade para os dois Chefes de Estado trocarem pontos de vista sobre questões da cooperação bilateral, regional, continental e internacional de interesse mútuo”.
O Zimbabwe Agricultural Show (ZAS, sigla em inglês) é um evento de primeira linha que reúne diplomatas, executivos seniores de empresas, decisores políticos, funcionários do governo e representantes do sector privado, entre outras partes interessadas.
O mesmo destaca a importância vital de promover a prosperidade económica, impulsionar a inovação e assegurar a sustentabilidade e a resiliência no sector agrícola.
A feira serve ainda como uma plataforma estratégica para partilhar resultados de investigação inovadores, trocar conhecimentos e promover colaborações com agricultores, decisores políticos e outras partes interessadas importantes no sector agrícola.
Refira-se que a feira ocupa uma área de 76 mil metros quadrados ocupados por 560 expositores de vários sectores da economia. Os organizadores esperam mais de 200 mil visitantes ao evento.
Pelo menos 11 países participam no evento incluindo Moçambique, África do Sul, China, Eswatini, Índia, Japão, Malawi, Paquistão, Rússia, Tanzânia e Zâmbia.
O número de países é significativo tendo em conta que no ano passado apenas cinco países estrangeiros participaram no evento.
A feira também oferece oportunidades únicas para o estabelecimento de negócios e contactos.
(AIM)
sg