Marracuene (Moçambique), 27 Ago (AIM) – A Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte de Moçambique (ADIN) está a registar um fraco desenvolvimento na organização e coordenação de projectos que tem em carteira estimados em mais de dois mil milhões de dólares norte-americanos.
O problema deve-se a questões ligadas ao desembolso de valores por parte dos parceiros, problemas burocráticos, extremismo violento, e outros.
A informação foi revelada pelo recém-empossado presidente da ADIN, Jacinto Loureiro, falando a jornalistas na 59ª edição da Feira Internacional de Maputo (Facim-2024) que decorre no município de Marracuene desde esta segunda-feira.
Segundo Loureiro, face ao problema, a ADIN pretende ir atrás do prejuízo e dar celeridade aos projectos que coordena.
“Temos vários projectos em que nós como ADIN somos promotores no sentido de organizar e melhor dar celeridade”, disse.
Acrescentou que “estamos a fazer todo o esforço de ordenar as grandes organizações no sentido de melhorar a coordenação para que de uma forma integrada, possamos ver melhor desenvolvimento no Norte”.
Disse que um dos problemas de maior realce é o facto de toda a zona norte querer ver benefícios nos projectos coordenados pela ADIN o que não é possível.
A fonte disse ser necessário que se dê continuidade aos projectos disponíveis a fim de que a população veja os benefícios.
“Temos projectos de quase dois bilhões de dólares americanos que neste momento estão a decorrer, mas com um desempenho relativamente fraco, de 31 por cento em média, por isso que a ADIN tem um papel extremamente grande de acelerar este desenvolvimento e fazer com que estes projectos acelerem para que rapidamente possamos ver maiores benefícios na população”, sublinhou.
Loureiro afirmou que um dos principais desafios da ADIN, actualmente, é “continuar a trabalhar, organizar, continuarmos a coordenar cada vez melhor para que cada centavo que entre no nosso país seja bem aproveitado e para que não haja duplicidade de projectos”.
Actualmente, a ADIN está a coordenar a implementação de mais de 10 projectos de desenvolvimento.
(AIM)
CC/mz