Maputo, 28 Ago (AIM) – O Fundo Catalítico para Inovação e Demonstração (FCID) já concedeu autorização para elaborar propostas completas a pelo menos 40 empresas de um universo de mais de 350 que concorreram para beneficiar do financiamento a iniciativas do sector privado.
Tratam-se de empresas localizadas na região do Vale do Zambeze e no Corredor de Nacala, que concorrem para o financiamento do FCID numa primeira janela, orçada em 7,5 milhões de dólares para um total de 25 empresas.
A informação foi revelada pelo responsável do projeto, Leonardo Jardim, falando à imprensa durante a 59ª edição da Feira Internacional de Maputo (Facim-2024), que decorre no município de Marracuene desde esta segunda-feira.
“Neste momento, já há 26 propostas completas submetidas e vão ao comité de investimento, o comité de investimento é quem aprova ou rejeita os projetos a serem financiados”, esclareceu.
Disse que as propostas completas incluem, entre outras coisas, o plano de negócio e constituem a derradeira fase do concurso.
“Esse plano de negócio é que vai ser avaliado pelo comité de investimento; aquelas que forem aprovadas é que vão ser financiadas”, acrescentou.
Leonardo explicou que esta é a terceira edição do Fundo que iniciou em 2023 e vai até 2028, esperando-se desembolsar, ao todo, 15 milhões de dólares em duas janelas, sendo que agora está a decorrer a primeira.
“Temos 15 milhões de dólares para toda a terceira edição, mas há duas janelas, cada janela tem 7.5 milhões de dólares, a primeira janela chamamos ´top-down´, e a outra ´bottom-up´, explanou.
“Então, aqui vão sair 25 empresas para os primeiros 7.5 milhões e mais 25 para os outros 7.5 milhões, no total vão ser 50 empresas”, elucidou.
Nas duas edições anteriores, 2016-2020 e 2021-2016, a FCID financiou 20 milhões de dólares para 18 sub-projectos e 11 milhões para 14 empresas, respectivamente.
(AIM)
CC/dt