
Gueta Chapo apoia e presta assistência a menores carentes em Manjacaze na localidade de Mungoi. Foto de Carlos Júnior
Manjacaze (Moçambique), 30 Ago (AIM) – Dois menores de idade, em situação de carência, receberam cesta básica no âmbito da visita, em campanha eleitoral, da esposa do candidato presidencial da Frelimo à localidade de Mungoi, distrito de Manjacaze, sul de Moçambique.
No seu sexto dia de campanha eleitoral, Gueta Chapo visitou nesta sexta-feira (30) a casa de dois irmãos menores para aferir a real situação em que vivem e prestar apoio alimentar.
As crianças, de 08 e 14 anos, são carentes e dependem da boa vontade dos vizinhos para sobreviverem. A carência foi agudizada, primeiro, pelo abandono do progenitor e, depois, pela progenitora, há mais de seis meses, alegando procurar emprego em Maputo, onde supostamente vive mas incomunicável.
Na ocasião, Gueta Chapo conversou com as menores, e comoveu-se com a sua história.
“Neste momento [a progenitora] deve estar casada com um outro homem, desejando outros filhos enquanto deixou crianças aqui, nesta condição, à semelhança do pai”, disse.
Lembrou a existência de mães impossibilitadas de gerar filhos e considerou pecado muito grande e triste o abandono de filhos por mulheres férteis.
“Ha mulheres que procuram filhos enquanto outras abandonam-nos”, disse Gueta Chapo.
Segundo uma vizinha que tem auxiliado as crianças, “a mãe ligava mas, a dada altura, mudou de número e os vizinhos já não conseguem comunicar com ela”.
Para além de oferecer um kit de produtos alimentares básicos, Gueta Chapo prometeu continuar a prestar assistência para melhorar as condições de vida das duas crianças.
“Graças a Deus chegamos aqui e vamos tirá-las desta situação. Estamos aqui para trazer comida e voltaremos mais vezes para vos visitar”, assegurou.
A esposa de Daniel Chapo visitou o interior da casa em que as menores vivem, e constatou que não tinham comida, material escolar, vestuário, calçado, entre outras necessidades.
Além disso, as menores necessitam de assistência médica, por padecer de sarna.
A sarna é uma doença infecciosa que afecta a pele, levando ao aparecimento de sintomas como coceira intensa na pele, que piora à noite, e vermelhidão.
A doença, também conhecida como escabiose, é facilmente transmitida entre pessoas da mesma família, através da partilha de roupas, lençóis ou toalhas, por exemplo.
Igualmente, um jovem paraplégico, da mesma localidade, recebeu um kit de produtos alimentares básicos e uma cadeira de rodas.
As visitas foram efectuadas antes do comício eleitoralista em Chonguene, onde a população enalteceu a construção do Aeroporto Filipe Jacinto Nyusi.
A população garantiu o seu voto, nas eleições gerais de 09 de Outubro próximo, para Daniel Chapo e partido Frelimo.
(AIM)
NL/mz