Marracuene (Moçambique), 31 Ago (AIM) – A Escola Secundária Gwaza Muthini, no município de Marracuene, província de Maputo, sul de Moçambique, conta desde esta sexta-feira (30) com 15 novos computadores para as aulas de Informática.
O material foi doado pela Fundação Clarisse Machanguana, que presta assistência a jovens e adolescentes em matérias de saúde, desporto e educação, em parceria com o Moza Banco.
“Nós, Fundação Clarisse Machanguana, temos estado a colaborar com a Escola Secundária Gwaza Muthini. Oferecemos uma sala digital que é uma maneira de criar oportunidades aos jovens de viajar num mundo através do computador”, disse Clarisse Machanguana, na cerimónia de entrega do material pela ex-atleta da WNBA (sigla em inglês) da liga norte-americana de basquete feminino.
“É uma oportunidade para inspirar a comunidade e os jovens a saberem que nós gostamos deles e que preocupamo-nos com eles. E eles também têm de fazer seu próprio esforço na preservação e uso correcto do material”, apelou.
Machanguana disse que a organização americana “Agility” teve um grande contributo para que a doação fosse efectivada.
Na ocasião, foram entregues 60 certificados a estudantes que concluíram, nos últimos seis meses, o curso de informática na sala digital outrora oferecida pela mesma fundação.
“Primeiramente gostaria de manifestar os meus agradecimentos pela iniciativa. Foi uma formação qualitativa onde pude adquirir vários conhecimentos. Trouxe-me várias mudanças, desde o uso correcto do próprio computador, como processar dados, informações e mais”, disse Stela Carlos, uma das beneficiárias.
Por sua vez, Marília Cossa, outra beneficiária, disse que o curso de informática a que foi submetida lhe permitiu aprender a usar o computador.
“Gostei muito de ter aprendido e de ter estado no curso de Informática. Eu não sabia como usar o computador, mas agora sei ou seja agreguei vários valores para mim”, referiu.
Naira António, outra beneficiária, disse que o curso vai abrir oportunidades futuras.
“Acho que a formação irá abrir oportunidades, porque agora sei e posso aprender ainda mais a manejar o computador. Os meus objectivos são ainda maiores e acho que com a informática irei beneficiar de mais oportunidades”, afirmou.
Presente na ocasião, o administrador do distrito de Marracuene, Gilion Muchila, disse aos alunos que a formação recebida poderá ajudar o desenvolvimento do país.
“Cada um de vós está equipado com ferramentas que não só vos capacitam como indivíduos mas também com o poder de transformar o nosso distrito e o nosso país”, disse.
“É através destas novas habilidades que poderemos enfrentar os desafios do futuro com confiança e construir um amanhã mais próspero”, acrescentou.
Disse que a literacia digital é mais do que o simples domínio de tecnologias pois é uma chave que abre portas para o futuro, num mundo cada vez mais tecnológico.
(AIM)
CC/mz