Maputo, 04 Set (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, renovou o compromisso de continuar a trabalhar no sentido de manter e consolidar as boas relações bilaterais entre Moçambique e China.
O Chefe de Estado moçambicano renovou o compromisso hoje (4) durante um encontro mantido com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, no âmbito do 9º Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), um evento em curso na capital chinesa, Beijing.
“Reiteramos o compromisso de Moçambique manter as boas relações com a República Popular da China, no âmbito multilateral e assuntos de interesse comum”, disse Nyusi.
O estadista moçambicano efectua, desde sábado último, uma visita de trabalho de seis dias àquele país asiático.
Sobre a disputa marítima ao longo do vasto Mar do Sul da China, Moçambique, segundo Nyusi, defende e encoraja a continuação do diálogo construtivo entre a China e os países vizinhos.
“Moçambique solidariza-se e apoia firmemente a China contra todas as acusações infundadas, alegadas a violação dos direitos humanos, a sua política em relação a África, e contra as sistemáticas tentativas de isolamento económico”, afirmou o Presidente.
Reafirmou o apoio firme e consistente para com a China, sobre a disputa do estreito de Taiwan, sublinhando que se trata “de um país com dois sistemas”.
A resolução da disputa está, de acordo com o estadista moçambicano, “a ser aplicada com muito sucesso”, incluindo para as regiões de Hong Kong, e Macau.
Por isso, encorajou Xi a prosseguir com iniciativas de desenvolvimento, inovação e inteligência artificial, que unem todos os países e cidadãos de todos os países do mundo inteiro.
“Assim, saúdo o Presidente Xi Jinping pelo esforço interessante e incessante na busca de um sistema internacional mais justo, equilibrado e de iniciativas, como por exemplo, desenvolvimento global, segurança global, inovação global, e inteligência artificial”, disse.
O Chefe do Estado participa no 9º FOCAC, em resposta a um convite formulado pelo seu homólogo chinês.
O evento decorre sob o lema “De Mãos Dadas Promovendo a Modernização e Construindo uma Comunidade China-África de Alto Nível com um Futuro Compartilhado”.
(AIM)
Ac/sg