Maputo, 05 Set (AIM) – O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) deteve um cidadão moçambicano indiciado pela prática do crime de burla informática e abuso de confiança.
Para lograr os seus intentos, o suspeito criou uma página em uma rede social na qual alegava ser proprietário de uma empresa vocacionada à importação de viaturas do estrangeiro para Moçambique.
Assim, o suspeito conseguia aliciar as suas vítimas com promessas de oferecer serviços de importação de viaturas a preços baixos comparativamente ao resto do mercado.
O indiciado arrecadou cerca de 1.350.000 meticais (cerca de 21 mil dólares) pertencentes a cinco clientes. Outros aguardam pela entrega da sua viatura deste Abril último.
Segundo o porta-voz da SERNIC, Hilário Lole, a detenção do suspeito surge em cumprimento de um mandato de captura, como resultado das diligências feitas pela corporação depois que recebeu a denúncias sobre a existência de um burlador que actuava na área de importação de veículos.
Por sua vez, o indiciado confirma a recepção do valor. Contudo, alega que teve alguns constrangimentos aduaneiros e outros que culminaram com o despedimento de seus trabalhadores e explica que algumas das viaturas já se encontram no Porto de Maputo.
“O que está a acontecer é que nossa empresa está endividada. Pagamos parte das dívidas que tínhamos, porém, algumas pessoas de má-fé acabaram entrando em contacto com alguns clientes nossos que ainda têm as suas viaturas por chegar e acabaram difamando a nossa imagem”, disse.
A SERNIC conta sete denúncias deste tipo legal de crime nas subunidades polícias que foram feitas contra este indiciado. Do trabalho feito pela corporação consta que o mesmo não tem antecedentes criminais.
As autoridades acreditam na possibilidade da existência de mais vítimas em conexão com este caso. Por isso, apela aos lesados para apresentarem queixas nas subunidades policiais mais próximas.
(AIM)
ZT/sg