
Esposa do Candidato Presidencial do Partido FRELIMO, Gueta Chapo numa intervenção na Sede Províncial do Partido FRELIMO na Província de Tete, Distrito de Chingodzi. Foto de Carlos Júnior
Chiúta (Moçambique), 11 Set (AIM) – A esposa do secretário-geral e candidato Presidencial da Frelimo, Gueta Chapo, trabalhou hoje (11) no distrito de Chiúta, província central de Tete, onde se inteirou das preocupações que apoquentam os residentes, incluindo falta de acesso ao emprego, habitação, escolas de Ensino Técnico-Profissional (ETP), entre outras.
A visita de Gueta Chapo foi marcada pela presença massiva da população defronte à Sede Provincial da Frelimo em Tete, onde escalou para promover a imagem do candidato presidencial da Frelimo, Daniel Chapo e o respectivo manifesto eleitoral no âmbito da campanha de mobilização de voto nesta zona do país.
Além de convidar os presentes a votarem sabiamente, no próximo escrutínio de 9 de Outubro próximo, Gueta considera seu esposo um visionário experiente, dinâmico e amante da paz. “Ele é capaz de responder os principais anseios do povo, caso seja eleito, junto com o partido Frelimo”.
Para isso, precisa do apoio popular, porque “não podemos dizer que já ganhamos, ganha-se votando no Chapo e na Frelimo”, advertiu.
Depois seguiu ao bairro Julius Nyerere, onde orientou um comício e, a mensagem estava voltada para apresentar Daniel Chapo e a Frelimo como soluções para os problemas levantados, referentes ao deficitário sistema de abastecimento de água, falta de escolas, sobretudo do ensino secundário e técnico-profissionais.
Referiu que o candidato está ciente de que a experiência profissional aliada à formação académica são requisitos mais valorizados pelas empresas no acto da contratação, por isso considera fundamental a aquisição contínua de conhecimentos práticos orientados para o saber fazer.
Segundo Gueta Chapo, a busca contínua por novas habilidades técnicas vai facilitar, sobremaneira, o acesso ao emprego e mercado de trabalho, contribuindo deste modo para a redução da taxa de desemprego, que afecta na sua maioria, os jovens, sendo mais alta nas mulheres que nos homens.
Ainda em Chiúta, Gueta reuniu-se com líderes religiosos e comunitários que aproveitaram a oportunidade para expor as suas preocupações, entre as quais transporte público, habitação, emprego e financiamento para jovens, bem como expansão da rede de telefonia móvel.
Em resposta, Gueta Chapo disse que as soluções para estas preocupações estão patentes no manifesto eleitoral da Frelimo e seu candidato presidencial.
O manifesto também projecta a construção de estradas, abertura de vias de acesso, melhoria dos sistemas de abastecimento de água, expansão da rede de energia eléctrica e hospitalar, provisão de medicamentos de qualidade e em quantidade, assim como apoiar os desfavorecidos.
Advertiu, porém, que para a materialização deste desiderato é importante votar na Frelimo e seu candidato presidencial.
(AIM)
NL/sg