
Terminal graneleira em Maputo
Maputo, 11 Set (AIM) – A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC) anunciou o aumento da capacidade instalada do terminal de cereais no Porto de Maputo, passando das actuais 25 mil toneladas para 45 mil toneladas por ano.
Em comunicado enviado à AIM, a MPDC mesmo comunicado, recebido pela AIM, explica que, relativamente à capacidade instalada, o terminal do Porto de Maputo poderá passar das actuais 170 mil toneladas para 350 mil toneladas por ano.
Para o alcance deste propósito as partes vão investir cerca de cinco milhões de dólares, e as obras incluem a construção de novos silos, executadas num prazo de 18 meses.
O projecto de ampliação da capacidade do terminal de cereais é resultado de um acordo assinado entre a MPDC e a Maputo Grain Terminal SA (MGT), com a parceria da MEREC Industries, num acordo que se espera representar uma “expansão significativa” da capacidade do terminal de cereais.
”Este projecto visa aumentar a capacidade estática do terminal das actuais 25.000 toneladas para 45.000 toneladas, representando o aumento da capacidade instalada de 170.000 toneladas para 350.000 toneladas por ano”, lê-se no comunicado.
“Este investimento sublinha o compromisso da MPDC e dos seus parceiros em fortalecer a capacidade logística e a competitividade do Porto de Maputo no mercado regional e internacional, no âmbito do acordo de extensão de concessão assinado em Fevereiro deste ano”, acrescenta.
No que respeita ao nível de manuseamento de carga no Porto de Maputo, em 2023 o terminal de cereais atingiu um volume de 166 mil toneladas, um volume que, segundo a administração, reflecte a crescente demanda por serviços de manuseamento de cereais na região.
“Com a expansão planeada, a próxima fase do projecto incluirá a ampliação dos serviços de manuseamento para outros produtores de cereais, bem como a exploração de novas oportunidades para a exportação e trânsito de cereais destinados a países vizinhos e ao mercado internacional”, acrescenta o documento, em referência a disponibilidade do porto para servir a questões de mercadoria em trânsito.
Actualmente, o terminal de cereais é composto por cinco silos, cada um com uma capacidade de 5.000 toneladas
(AIM)
SC/sg