
Memba, (Moçambique), 12 Set (AIM) – O turismo e a formação técnico profissional, dirigida aos jovens, são algumas das propostas que o cabeça-de-lista do partido Frelimo ao cargo de governador da província de Nampula, Eduardo Abdula, apresentou à população do distrito costeiro de Memba, nesta quarta-feira, em mais uma acção de campanha eleitoral.
Eduardo Abdula, conhecido por “Tio Salimo”, fez campanha no posto administrativo de Mazua e, depois, na vila sede de Memba, onde interagiu com a população, incluindo membros e simpatizantes do seu partido.
Nesta interacção, Abdula pediu voto e fez promessas de um desempenho virado às preocupações locais.
Em Mazua, distante da vila sede, cerca de 70 quilómetros e servido por uma via de acesso em avançado estado de degradação, Abdula mostrou-se conhecedor das principais das preocupações que apoquentam os locais.
“São três as principais preocupações que sei que têm. Primeira, estão à espera de energia da rede nacional há muito. Segunda, as estradas daqui para Lúrio, Namapa e a vila sede, e emprego para jovens”, afirmou sob o olhar atento dos populares.
No capítulo das promessas eleitorais e, caso seja eleito, o cabeça-de-lista da Frelimo informou que no primeiro semestre do próximo ano a energia eléctrica chegará a Mazua, que tem uma importante comunidade em Sirisa, em Simuco.
“A reabilitação da estrada Memba-Mazua começou. Os equipamentos já estão aqui mesmo. Vamos investir na formação profissional de ciclo curto para jovens nas pescas e na agricultura”, prometeu.
Já na vila sede de Memba, onde o aguardava uma ruidosa população, com quem marchou, Tio Salimo abordou o tema turismo, já que esta situa-se à beira-mar.
“O distrito tem potencial para turismo muito avançado e este poderá proporcionar emprego para jovens, como guias, empregados nos hotéis. Vamos criar centros de formação de curta duração, com cursos de três meses. Com a estrada pronta e energia completa com extensão para as localidades, isso será possível”, disse.
Como tem feito desde o arranque da campanha eleitoral, Abdula ocupou-se, nos dois pontos por onde passou, com educação para o voto na Frelimo e no seu candidato presidencial Daniel Chapo.
“Votem em Daniel Francisco Chapo, e na Frelimo para a Assembleia da República e Assembleia Provincial e eu, como cabeça-de-lista, serei eleito governador de Nampula”, explicou.
O distrito de Memba tem 158.801 eleitores inscritos, dos quais 86.431 são mulheres e é o oitavo em termos numéricos.
A província recenseou 3.3266.88 potenciais eleitores e é o maior círculo eleitoral de Moçambique.
(AIM)
Rosa Inguane/dt