
Nacala-a-Velha (Moçambique), 13 Set (AIM) – O cabeça-de- lista do partido Frelimo e candidato ao cargo de governador da província de Nampula, Eduardo Abdula, pediu, em particular aos jovens, para que a campanha eleitoral em curso seja feita de forma ordeira e sem violência.
O apelo foi feito nesta quinta-feira na vila sede do distrito de Nacala-a-Velha, no seguimento do périplo que realiza pela província mais populosa de Moçambique e também maior círculo eleitoral, escalando os distritos costeiros, em campanha de pedido de voto e informação sobre as suas ideias, caso seja eleito no escrutínio de 09 de Outubro.
“Viemos aqui prometer que vamos trabalhar, devemos agora ir pedir voto, explicar aos eleitores, apesar de sermos muitos aqui, o que é um sinal de vitória, mas precisamos de fazer uma campanha ordeira, disciplinada e sem violência. Não vamos responder a provocação de ninguém”, pediu.
No capítulo das promessas, Eduardo Abdula disse que numa perspectiva de futuro promissor, o problema das estradas, em particular a que liga as vilas sedes dos distritos de Nacala-a-Velha e Memba, já estão em reabilitação.
“A reabilitação já começou a partir de Memba para cá, podemos ver o serviço de reposição de solos, dentro de pouco tempo vamos ter uma estrada boa, não será de alcatrão mas irá encurtar o tempo e minimizar os danos nas nossas viaturas. Pedimos a nossa população um pouco de paciência. O partido Frelimo está a fazer este trabalho”, asseverou.
Os apelos do proclamado “Tio Salimo” foram para que os membros e simpatizantes da Frelimo se empenhem na divulgação da imagem do partido e do seu candidato presidencial a fim de garantirem uma vitória folgada no pleito que se avizinha.
No mesmo dia, Abdula reuniu-se com um grupo de jovens residentes naquele distrito de quem ouviu preocupações e anseios, sendo que apresentou as suas propostas dirigidas em particular para este segmento social.
“Com a Frelimo, a província de Nampula vai estar cada vez mais forte. O Tio Salimo veio pessoalmente para dizer que vamos fazer programas sérios nos distritos para que os nossos jovens tenham o seu auto emprego. Vamos criar programas de formação de curta duração para aprenderem a trabalhar numa determinada área, começarem a fazer o seu negócio e darem emprego a outros jovens”, disse.
Segundo a fonte, “isso também serve para as mulheres, queremos que fiquem ocupadas a ganhar o seu dinheiro para serem financeiramente auto suficientes”.
Por sua vez, os jovens manifestaram o seu desejo de o país permanecer unido e em paz para que os moçambicanos possam trabalhar em paz.
O distrito de Nacala-a-Velha recenseou 65.867 potenciais eleitores, sendo 36.101 mulheres e 29.766 homens.
(AIM)
RI/mz