
Gueta Chapo, falando no Comício Popular, Distrito de Moatize, Província de Tete, Bairro Malábuè. Foto de Carlos Júnior
Nelúcia Manhiça, da AIM
Moatize (Moçambique), 13 Set (AIM) – A população do distrito de Moatize pede a intervenção de Gueta Chapo, esposa do secretário-geral e candidato presidencial da Frelimo, junto as autoridades moçambicanas para ajudar a resolver o problema da poluição ambiental causada pela exploração de carvão mineral.
A preocupação foi apresentada nesta sexta-feira a Gueta Chapo durante a visita ao distrito em mais uma jornada de campanha eleitoral.
Em Moatize, Gueta Chapo interagiu com a população no bairro Malábuè para pedir apoio para Daniel Chapo e Frelimo, partido no pode.
Por seu turno, a população aproveitou a oportunidade para manifestar a sua preocupação com a sua saúde decorrente das actividades minerárias realizadas pela companhia mineira Vulcan Moçambique.
“Estamos sujeitos a graves problemas de saúde, como doenças respiratórias, cardiovasculares e cancros atribuídos à emissão de poluentes tóxicos nocivos”, disse um residente.
“Não estamos a proibir que as nossas minas sejam exploradas, porque contribuem para o desenvolvimento distrital e, até nacional”, acrescentou
Segundo o residente, as companhias mineiras estão a violar os acordos rubricados com o governo moçambicano, principalmente a nova mineradora, prejudicando assim as comunidades circunvizinhas das minas de carvão.
Por isso, os residentes pedem a Chapo preste uma maior atenção ao problema do reassentamento caso seja eleito como presidente da República, porque entende que, o mais importante é impedir a mineração nas proximidades das zonas habitacionais, pois são notórios os efeitos da poluição, que foram exacerbados com a entrada da Vulcan Moçambique.
Dando resposta às inquietações, Gueta Chapo disse que o seu esposo possui muita experiência acumulada no tratamento de assuntos desta natureza.
Ciente de que ainda prevalecem desafios neste distrito, disse que o voto no partido Frelimo e o seu candidato, é crucial para “melhorar o que não está bom”.
Aliás, Chapo e o governo da Frelimo estão a par destes problemas e já estão a trabalhar para melhorar a saúde da população.
“Daniel Chapo é exemplo a nível nacional na condução de projectos de reassentamentos nos distritos de Nacala-a-Velha e Palma, onde enquanto administrador, contribuiu, junto com o Governo para a criação de condições condignas, escolas, hospitais, e outras infra-estruturas para o bem-estar das comunidades”, frisou.
Gueta Chapo fez questão de explicar que as empresas mineradoras são necessárias e desempenham um papel importante na economia nacional, mas também têm o dever de respeitar os direitos das comunidades.
Prometeu que Chapo e a Frelimo, caso vençam as eleições, irão continuar a trabalhar para garantir os serviços básicos a esta comunidade.
“Chapo, junto com a Frelimo, têm grandes projectos para melhorar a vida da população, no geral, sem discriminação partidária”.
Após o comício, Gueta Chapo escalou o Bairro “5” onde ofereceu um cabaz de alimentos a uma viúva desfavorecida, antiga combatente, com deficiência motora e auditiva.
Ainda neste distrito, manteve um encontro com líderes religiosos e comunitários para aferir os reais problemas que os apoquentam.
Destacam-se a melhoria da provisão dos serviços públicos, particularmente a expansão do sistema de abastecimento de água.
“O acesso à água potável está condicionado pela exploração mineira em zonas rurais, onde a população depende dos reservatórios de água superficial e subterrânea como fonte de água para consumo e uso doméstico”, lamentou um nativo.
(AIM)
NL/sg