Maputo, 09 Jan (AIM) – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, exonerou as ministras, dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo; do Trabalho e Segurança Social, Margarida Talapa; da Administração Estatal e Função Pública, Ana Comoana; do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane.
O Chefe do Estado exonerou igualmente o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Celso Correia.
Nyusi exonerou ainda o seu conselheiro, Francisco Mucanheia; bem como o secretário de Estado na província nortenha do Niassa, Lina Portugal; e o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário e Representante Permanente Junto das Nações Unidas em Nova Iorque, Pedro Comissário Afonso.
Um comunicado de imprensa da Presidência refere que Nyusi tomou a decisão no uso das competências que lhe são conferidas pela Constituição.
Diz ainda que as exonerações foram em despachos presidenciais separados.
Pouco antes das exonerações, através do Boletim da República (BR) emitido segunda-feira (06) Nyusi convocou a sessão de investidura dos deputados da X Legislatura para próxima segunda-feira (13) com início às 10h00 (hora de Moçambique) na sala do Plenário, na cidade de Maputo.
Na mesma segunda-feira, Nyusi vai dirigir a eleição do presidente da Assembleia da República.
Vale lembrar que as personalidades exoneradas constam da lista dos deputados eleitos nas VII eleições legislativas ocorridas a 9 de Outubro último. No mesmo dia, realizaram-se, em simultâneo, às VII eleições presidenciais e IV para os membros das assembleias provinciais.
(AIM)
Ac/sg