Maputo, 9 Dez (AIM) – O estadista moçambicano, Filipe Nyusi, defende a adopção de um figurino mais abrangente no diálogo pós-eleitoral, actualmente em curso, envolvendo a liderança dos partidos com os partidos com assento na próxima Assembleia da República.
A lista dos partidos referidos inclui a Frelimo, Partido Povo Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS), Renamo, Movimento Democrático de Moçambique (MDM) e Nova Democracia (ND).
“Uma das coisas que vamos aprofundar é saber qual é o figurino definitivo da discussão para que seja sustentável e reunir consenso da maioria abrangente, porque já sabemos o que queremos, mas agora temos que procurar como se representa “, disse Nyusi
Nyusi falava no decurso de mais uma sessão de diálogo e em gesto de reacção de uma proposta apresentada por partidos políticos parlamentares e extraparlamentar com vista dar seu contributo no âmbito das reformas.
Revelou que no encontro anterior houve algumas contribuições que foram consideradas como sendo válidas.
Nyusi entende ser necessário uma decisão que abra espaço para a participação de vários extractos da sociedade moçambicana.
Segundo o porta-voz da sessão de diálogo desta quinta-feira (9), Secretário Geral da Frelimo e Presidente eleito, Daniel Chapo, a mesa de diálogo envolve plataformas partidárias.
“A mesa de diálogo é aberta, como nós dissemos inicialmente, o que está aqui presente são plataformas partidárias, estamos a trabalhar, é um diálogo interpartidário. Por isso, os líderes dos partidos estão aqui presentes, mas, futuramente será aberto a sociedade civil e outros extractos sociais”, disse Chapo.
(AIM)
MR/sg