
Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, durante a II Sessão Extraordinária do Comité Central. Foto arquivo.
Maputo, 11 Jan (AIM) – A Comissão Política da Frelimo, partido no poder em Moçambique, convocou a III Sessão Extraordinária do Comité Central, a ter lugar no dia 14 de Fevereiro do ano em curso.
O evento, que vai decorrer na Escola Central da Frelimo, na cidade da Matola, província de Maputo.
Em comunicado, emitido no fim da sessão, o partido governamental explica que a decisão foi tomada hoje durante a 39ª Sessão Ordinária da Comissão Política, para analisar a actual situação política, económica e sócio-cultural do país, que foi dirigida pelo Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi.
O documento não avança a agenda da reunião, mas tudo indica que deverá incidir sobre os últimos desenvolvimentos no país, particularmente o clima de tensão que se instalou em Moçambique após a divulgação dos resultados das IIV eleições gerais de 09 de Outubro do corrente ano.
Vale lembrar que o Comité Central é o órgão máximo da Frelimo entre congressos.
Durante a sessão a Comissão Política foi informada sobre os preparativos da cerimónia de tomada de posse do Presidente eleito de Moçambique, Daniel Chapo, agendada para 15 de Janeiro corrente.
“A Comissão Política exorta a todos os moçambicanos a assumirem esta ocasião, como um momento de exaltação patriótica e do espírito de união, irmandade, paz e harmonia na grande família moçambicana”, lê-se no documento.
A Comissão reitera que a paz é a maior conquista dos moçambicanos, pelo que tudo devem fazer, independentemente da sua crença política, para continuar a consolidar a unidade nacional, o Estado democrático e a construção de um Moçambique próspero para todos.
Apela ainda, para que se intensifiquem a todos os níveis, nos nossos bairros e comunidades, as acções de vigilância de modo a prevenir qualquer tentativa de semear focos de instabilidade.
Sublinha que “Esta é a hora de estarmos juntos e defender o nosso património individual e colectivo que Moçambique nos oferece”.
A Comissão Política também testemunhou a cerimónia de assinatura do termo de compromisso de honra dos 171 deputados da Frelimo, eleitos no sufrágio de 9 de Outubro de 2024, cuja tomada de posse terá lugar no dia 13 de Janeiro, na Assembleia da República.
Por isso, exorta os mandatários do Povo, na Magna Casa, a dedicarem todas as suas energias, na busca de soluções que respondam aos anseios dos moçambicanos.
(AIM)
sg