
Maputo, 14 Fev (AIM) – A Primeira-dama de Moçambique, Gueta Chapo, garante que o seu gabinete vai mobilizar recursos junto aos parceiros para a criação de um centro de acolhimento aberto para acolher crianças com necessidades especiais.
A esposa do Chefe do Estado explica que a criação de centros abertos de acolhimento fará muita diferença na vida de centenas de crianças que necessitam de apoio, sobretudo nas localidades e nos distritos que com centros de acolhimento específico.
“Vamos também trabalhar junto com o Estado para podermos criar creches que possam receber as crianças durante o dia, enquanto os pais trabalham e assim vamos permitir que nenhuma família possa abandonar os seus filhos”, disse a primeira-dama durante a entrega de um donativo ao Orfanato Dom Orione, na última quinta-feira (13), em Maputo.
Gueta Chapo prometeu, também, trabalhar com os encarregados de educação para que cuidem melhor dos seus filhos, porque, segundo explicou, “muitas mulheres têm filhos deficientes, filhos especiais, mas guardam ou escondem dentro de casa por temerem alguma violência”.
Acrescentou que o seu gabinete planeia dar uma formação específicas às mulheres e mães para que saibam cuidar dos seus filhos.
O gabinete da esposa do presidente ofereceu ao orfanato Dom Orione 20 camas dobráveis, 20 pacotes de papas, fraldas, pensos laváveis e medicamentos.
Apelou à sociedade, no geral, para evitar abandonar suas famílias, seus filhos, suas esposas, porque ninguém pede para ter um filho deficiente. Isso acontece por ser próprio da natureza.
“Vamos trabalhar juntos, vamos abraçar esta causa para podermos melhorar a situação dos nossos filhos e assim podemos trabalhar como deve ser em prol do bem-estar das nossas crianças e da sociedade em geral”, disse.
(AIM)
SNN/sg