
Eleição do secretariado do CC da Frelimo adiada para Março
Maputo, 15 Fev (AIM) – O Comité Central (CC) da Frelimo decidiu adiar para Março a eleição do Secretariado do partido no poder em Moçambique.
Este era um dos pontos da agenda da III Sessão Extraordinária do partido no poder em Moçambique, que esteve reunido sexta-feira (14) para eleger a nova liderança do partido.
Num dia em que a agenda tinha único ponto da eleição dos órgãos internos do partido face a renúncia da presidência daquela formação política, pelo ex Chefe do Estado, Filipe Nyusi, para ceder o cargo ao actual Presidente da República, Daniel Chapo, as actividades estavam apertadas e o órgão só conseguiu eleger o novo presidente e o respectivo Secretário-geral, remetendo para a Sessão extraordinária de Março próximos conclusão do ponto em falta.
No referido encontro, para além das três eleições, surgiu a proposta de inclusão da discussão da necessidade da eleição dos novos membros da Comissão Política, debate igualmente remetido para Março, pela a sua complexidade.
No fim da sessão, que terminou no fim da tarde, o Presidente da Frelimo, também Chefe do Estado, Daniel Chapo, viajou para Addis Abiba, capital da Etiópia, sede da União Africana, para participar da cimeira do órgão continental.
Refira-se que, a grande surpresa na Frelimo foi a eleição do Chakil Aboobacar como Secretário-geral, um jovem de 46 anos.
Trata-se de uma figura de reconhecido mérito a nível interno do partido, tendo desempenhado várias funções dentro do secretariado do CC e contacto permanente com as bases.
(AIM)
sg