
Bombas de combustivel
Maputo, 19 Fev (AIM) – O governo moçambicano, através da Autoridade Reguladora Nacional de Energia (ARENE), anunciou hoje (19), em Maputo, os novos preços de combustíveis, com efeito as zero horas desta quinta-feira (20).
Segundo o Presidente do Conselho de Direcção da ARENE, Paulo da Graça, os novos preços de venda ao público nos postos de abastecimento são os seguintes.
Gasóleo: preço actual 91,23 meticais/por litro – passa a custar 86,79 meticais/por litro que corresponde a uma queda de 4,86 por cento.
Gasolina: preço actual 86,25 meticais/ litro passa a custar 85,82 meticais, em 0,43 meticais que corresponde a uma queda de 0,499 por cento.
Petróleo de iluminação: preço actual 85,82 meticais/por litro passa para 69.35 meticais/por litro que corresponde a uma queda de 19,19 por cento.
Gás Natural Veicular: Preço actual 44,52 meticais/por litro, passa a custar 43,40 meticais/ por litro que corresponde a 2,52 por cento
O executivo moçambicano, decidiu igualmente manter o custo actual do gás de cozinha.
O petróleo de iluminação é o combustível que regista a maior variação negativa de 19,19 por cento, seguido pelo diesel com 4,86 por cento.
Paulo da Graça referiu que a instituição que dirige tem estado a fazer o acompanhamento da evolução dos preços de produtos petrolíferos e seus derivados no mercado global.
“Como resultado deste exercício (monitoria) chegamos a conclusão que existem condições para fazer a revisão em baixa dos principais produtos, gasolina, gasóleo, gás natural, veicular, e a manutenção de gás de cozinha “, disse Da Graça.
Por outro lado, a redução dos custos de combustíveis surge no âmbito das medidas tomadas pelo executivo moçambicano com vista redução do custo de vida no país.
Aliás, o Presidente da República, Daniel Chapo, anunciou que nos próximos dias, o governo vai avançar com algumas medidas para aliviar o custo de vida.
(AIM)
MR/sg