
Nampula (Moçambique), 24 Fev (AIM) – O surto de cólera que assola a província de Nampula, norte de Moçambique, desde Outubro do ano passado alastrou-se, nos últimos dias, ao distrito de Murrupula.
Dados do sector da Saúde, a que a AIM teve acesso, referem que nas últimas horas foram diagnosticados 21 novos casos, dos quais 10 estão internados, sem registo de qualquer óbito.
O surto, que eclodiu em Outubro último no distrito de Mogovolas, onde inclusivamente a desinformação sobre a sua origem provocou actos de violência, vandalismo e agressões ao pessoal da Saúde, atinge agora os distritos de Nampula e Murrupula.
Na cidade de Nampula, os bairros mais afectados são os de Muhaivire-Expansão, Muhala, Mutauanha, Muatala e Namutequeliua.
Os mesmos dados dão conta que a faixa etária que apresenta maior número de casos é a dos 15 anos em diante, com 74 por cento, seguido da dos cinco aos 14 anos, com 20 por cento, e dos 0 aos quatro anos, com seis por cento.
Informações recolhidas esta manhã junto de uma fonte da Saúde indicam que do cumulativo de Outubro a esta parte, a cólera provocou 29 óbitos, sendo quatro intra-hospitalares e 25 nas comunidades. A taxa de letalidade é de cerca de 5.6 por cento.
Nesse período foram registados 515 casos, com a doença a atingir principalmente homens, com 51 porcento, contra 49 de mulheres.
O sector da Saúde diz estar a difundir mensagens de prevenção e de recomendação dos cuidados a ter com alimentos, consumo de água tratada e higiene individual e colectiva.
(AIM)
RI/mz