
Chimoio (Moçambique), 24 Fev (AIM) – Um total de 75 famílias camponesas dos distritos de Macate, Gondola, Vanduzi e cidade de Chimoio, na província de Manica, centro de Moçambique, receberam esta segunda – feira (24) variedades de insumos agrícolas no âmbito do programa “Mangwana”.
A iniciativa é de uma organização não-governamental que está a implementar o programa em alguns distritos da província de Manica.
Foram entregues quantidades não reveladas de materiais como motobombas, regadores, pulverizadores, mangueiras, sementes diversas, entre outros.
O apoio está sendo feito de forma comparticipada pelos agricultores. Cada beneficiário comparticipa simbolicamente com 10 por cento do valor de aquisição dos equipamentos.
A entrega dos insumos e material diverso foi feita pela governadora da província de Manica, Francisca Tomás, que na ocasião pediu aos beneficiários para que usassem os equipamentos de forma racional.
Sublinhou ser um apoio que resulta dos esforços do governo e parceiros e visa assistir e valorizar os produtores dos distritos da província de Manica, e do país em geral.
“A ideia é aumentar a produção e produtividade para gerar renda individual ou mesmo familiar. Portanto, vamos usar este material de forma que possa nos ajudar no aumento da produção e produtividade”, referiu Francisca Tomás.
A governadora desafiou os beneficiários a recorrer a sementes certificadas e de ciclo curto.
“Usem a semente certificada e de ciclo curto porque é a que cientificamente está provada como sendo resistente aos fenómenos naturais. Na campanha agrária finda (2023/24) tivemos fraca produção devido ao fenômeno El Nino. Nesta campanha, tudo indica que o problema estará minimizado. Temos chuvas normais e acima do normal. Por isso, vamos aproveitar agora que está chovendo e produzimos mais alimentos para o consumo familiar e gerarmos mais renda para as nossas famílias”, afirmou.
Na presente campanha, a província de Manica estima produzir perto de 4.5 milhões de toneladas de diversas culturas.
Estão envolvidos na produção agrícola cerca de 100 mil camponeses.
Manica é potencial na produção de cereais, hortícolas, leguminosas e frutas.
(AIM)
NM/mz