
Presidente da Republica vsita Base Naval de Pemba
Maputo, 27 Fev (AIM) – O Presidente da República, Daniel Chapo, anunciou hoje (27), em Pemba, capital da província de Cabo Delgado, que o governo reitera o compromisso de apetrechar as Forças de Defesa e Segurança (FDS) com meios para garantir a soberania nacional e protecção da população moçambicana.
O Chefe do Estado falava hoje (27), em Pemba, minutos após o término de uma visita a Base Naval da Marinha de Guerra onde recebeu informações sobre o funcionamento das instalações, os recursos humanos e o estágio operacional das tropas naquela sub unidade militar das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).
Ressalvou a importância para o fortalecimento contínuo das Forças de Defesa e Segurança (FDS) bem como o empenho do Executivo moçambicano na modernização dos meios militares que o país dispõe.
A visita a base naval de Pemba, enquadra-se num conjunto de acções estratégicas que visam avaliar e reforçar a capacidade das FADM num momento em que a segurança nacional está no topo das prioridades do governo.
Destacou ainda a necessidade de uma actuação coordenada entre diversas FDS que se encontram em Cabo Delgado na luta contra o terrorismo, de forma a garantir a estabilidade e progresso do país.
Refira-se que em Cabo Delgado, o Presidente da República também interagiu a força local, orientou comícios populares, dirigiu as sessões dos Conselhos Executivo e de Representação do Estado de Cabo Delgado, bem como encontros com líderes religiosos, comunitários, sociedade civil, gestores das multinacionais que o exploram o Gás natural entre outros extractos sociais.
Vale lembrar que os ataques terroristas já causaram a morte de mais de três mil pessoas e forçaram mais um milhão a procurar refúgio em zonas mais seguras, desencadeando uma crise humanitária.
(AIM)
MR/sg