
Escola inundada pelas águas da chuva em Nampula
Nampula, (Moçambique), 10 MAR. (AIM) – As escolas da província de Nampula estão encerradas por todo o dia de aulas, por ordens do governo provincial, devido a passagem do ciclone “Jude” que está a provocar chuva intensa acompanhada de ventos fortes.
Um comunicado de imprensa assinado pelo director provincial da Educação, William Tunzine, distribuído na noite passada, insta os gestores escolares a difundirem profusamente esta informação nas comunidades.
O comunicado refere que esta medida pretende proteger a comunidade escolar.
No mesmo documento, apela-sec aos gestores escolares e serviços distritais da Educação para criarem condições próprias para proteger os livros da caixa escolar e outros materiais didácticos.
Dados oficiais indicam que, este ano lectivo, a província de Nampula conta com 2.193.946 alunos, dos quais 1.074.902 são mulheres da primeira á décima segunda classes.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) informou que o ciclone “JUDE” tinha como porta de entrada, em Moçambique, os distritos de Mossuril e Nacala.
Informações colhidas pela AIM, em Nampula, dão conta de que os distritos costeiros, incluindo a capital provincial, estão debaixo de chuva intensa e ventos.
Por outro lado, pouco mais de 40 mil clientes estão sem corrente eléctrica, desde domingo, situação que agora acontece em algumas zonas da cidade de Nampula.
Esta manhã, o delegado da EDM, em Nampula, Cristiano Neves, partilhou a informação de que o mau tempo está na origem dos cortes no fornecimento e que, logo a situação melhore, as equipas técnicas, já posicionadas no terreno, trabalharão para a reposição do sistema.
(AIM
Rosa Inguane (RI)/dt