
Representante da AME Moçambique (esquerda) e PCA da Associação das Pequenas e Médias Empresas, Osvaldo Maute
Maputo, 14 Mar (AIM) – A AME Moçambique e a Associação das Pequenas e Médias Empresas (APME), assinaram hoje (14) em Maputo, um acordo de parceria estratégica com vista garantir o maior envolvimento do empresariado nacional na XI edição da Conferência e Exposição de Mineração e Energia de Moçambique (MMEC 2025) a ter lugar nos próximos dias 7 e 8 de Maio do presente ano, em Maputo,
Segundo o representante da AME Moçambique, Calisto Baquete, a sua organização quer reforçar a participação de mais empresas moçambicanas na conferência referida, de forma promover seus produtos e serviços maximizando a participação do conteúdo local na cadeia do sector de mineração e energia.
“Acabamos de assinar o memorando. A principio ideia é promover o desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas , criando-lhes uma plataforma onde podem trocar cartões, conversas com investidores nacionais e estrangeiros, queremos colocar estas empresas no âmbito da exposição “, disse.
Já o Presidente do Conselho de Direcção da Associação de Pequenas e Médias Empresas, Osvaldo Maute, considera uma oportunidade dos moçambicanos mostrarem aos investidores do sector que estarão presentes na conferência, o seu potencial para ser parte integral da indústria.
“Temos capacidade, estamos aprimorar e queremos nesta conferência reafirmar que os moçambicanos estão prontos não só para oferecer os seus produtos e serviços, mas também debater e contribuir com ideias que vão ajudar o país, a ter mais ganhos nesta indústria”,.
Ressalvou que um dos desafios das Micro e Pequenas Empresas tem que ver com a falta certificação, sendo assim, está em curso um trabalho com parceiros para estas firmas fazerem parte dos mega projectos.
Por isso, que as Micro e Pequenas empresas moçambicanas ainda não estão em condicoes de competir em pé de igualdade com as estrangeiras devido à questão de certificação .
(AIM)
MR/sg