
Barcos de pesca. Foto de Carlos Júnior
Maputo, 14 Mar (AIM) – A cidade de Maputo projecta uma produção de 9.423,7 toneladas de pescado diverso, contra 9.239 do ano transacto, o que corresponde a um crescimento de dois por cento.
Os dados foram avançados hoje, em Maputo, pelo secretário de Estado da cidade de Maputo, Vicente Joaquim na cerimónia de Abertura da Campanha de Pesca 2025”, que coincide com o fim do período de defeso e veda do caranguejo de mangal e camarão de superfície
“Para o ano em curso prevê-se uma produção de cerca de 9,423.7 toneladas de pescado diverso, sendo que esta meta representa um crescimento em 2 por cento quando comparada com a campanha anterior que foi de cerca de 9,239 toneladas”, disse Vicente.
Explicou que, na presente campanha, as autoridades vão desencorajar o uso de artes nocivas, a prática de pesca ilegal, o corte e ocupação dos espaços de mangal e outras práticas que atentam a preservação e sustentabilidade do meio ambiente aquático assim como, focalizar o aumento da produção e produtividade.
“Por isso, pretende-se com este evento, sensibilizar e persuadir o envolvimento das entidades de todos níveis central, provincial, com destaque os do nível distrital, estruturas locais, incluindo aos Conselhos Comunitários de Pesca para, a necessidade de mudança positiva de comportamento no uso dos recursos aquáticos após o período de defeso e veda”, avançou.
O secretário de Estado da cidade de Maputo encorajou as autoridades comunitárias e os Conselhos Comunitários de Pesca a assumirem a responsabilidade primária de garantir o cumprimento das medidas de gestão na campanha de pesca para o alcance da produção desejada.
Joaquim reiterou o compromisso de cumprir e fazer cumprir, a nobre tarefa de melhorar a qualidade de vida dos agregados familiares através da promoção da pesca sustentável.
A cidade de Maputo possui actualmente 3,194 pescadores, 517 embarcações e 48 tanques piscícolas.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)/sg