
Lançamento da primeira pedra para a construção de duas pontecas em Juba e Jonasse, província de Maputo
Matola, 25 Mar (AIM) – A Mozal, empresa de fundição de alumínio sediada no distrito de Boane, município de Matola-Rio, sul de Moçambique está a investir 71 milhões de meticais (cerca de 1,1 milhão de dólares) para a construção de duas pontecas cruciais nos bairros de Juba e Jonasse, província meridional de Maputo.
O lançamento da primeira pedra teve lugar terça-feira, dirigido pelo edil local, Abdul Gafur e o presidente da Mozal, Samuel Samo Gudo, numa cerimónia concorrida que marcou o arranque das obras que deverão durar pouco mais de cinco meses.
Falando para a comunidade de Jonasse que acorreu em massa para o acto, entre populares, régulos, autoridades tradicionais e outras estruturas governativas, Samo Gudo disse que as obras reafirmam o compromisso da empresa na construção de infra-estruturas para o desenvolvimento comunitário na província de Maputo.
Segundo a fonte, as duas infra-estruturas estarão no troço da estrada que liga Beluluane ao bairro de Chinonanquila, quilómetro 16.
“Avaliadas em 71,6 milhões de meticais, valor integralmente financiado pela Mozal, as obras irão beneficiar cerca de 71 mil pessoas residentes nos bairros Jonasse e Juba, no Município da Vila da Matola-Rio, província de Maputo”, disse Samo Gudo.
Vincou que a construção destas infra-estruturas vai melhorar a transitabilidade rodoviária para as comunidades locais, principalmente em períodos chuvosos, bem como impulsionar o desenvolvimento económico da região e desanuviar o tráfego rodoviário ao longo da estrada da Mozal, permitindo maior flexibilidade do trânsito.
Por sua vez, o Presidente do Municipal, Abdul Gafur, sublinhou que a construção das infra-estruturas é crucial para assegurar a conexão contínua das famílias nos bairros Chinonanquila, Juba, Jonasse, Beluluane e não só.
“Este investimento não só melhora a qualidade de vida da nossa população, mas também impulsiona o desenvolvimento da nossa Vila e representa o nosso firme compromisso em garantir melhores condições e de segurança para todos os nossos munícipes”, disse o edil.
Lembrou que durante o período chuvoso as comunidades enfrentam sérias dificuldades de circulação ficando isoladas e vendo a sua rotina diária profundamente afectada, lembrando que, como Município. “temos o dever de encontrar soluções concretas para minimizar esses desafios.
Foi com esse propósito que o município da Matola-Rio firmou uma parceria estratégica com a empresa Mozal para a construção destas duas pontecas sobre a estrada KM16-Beleluane, disse Gafur.
o projecto integra-se no âmbito da estratégia de responsabilidade social da Mozal, e visa responder às dificuldades enfrentadas pelas comunidades durante o período chuvoso.
(AIM)
Paulino Checo/sg