Maputo, 04 Abr (AIM) – O ministro do Interior, Paulo Chachine, desafia as mulheres para um maior engajamento para a reconstrução da harmonia social, busca da paz e reconciliação dos moçambicanos, condições necessárias para o desenvolvimento do país.
O titular da pasta do interior falava hoje, em Maputo, no âmbito da saudação à mulher do Ministerio do Interior (MINT), por ocasião da celebração do 07 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana, que se comemora segunda-feira próxima (07).
“É nossa convicção que a mulher desempenha um papel preponderante na educação da sociedade, no desenvolvimento de valores patrióticos, éticos, deontológicos, identitários, culturais e políticos”, disse o ministro.
“A mulher no Ministério do Interior é, igualmente, relevante na busca de soluções para a resolução de problemas atinentes a criminalidade, a sinistralidade rodoviária, a imigração ilegal, entre outros males que devem ser combatidos”, acrescentou.
Chachine deixou uma palavra de apreço e reconhecimento a todas as mulheres do MINT que, não obstante as adversidades, continuam a trabalhar arduamente em todas as frentes para o desenvolvimento do país de modo geral, e da instituicao em especial, bem como para o bem-estar familiar.
Aproveitou a ocasião para enaltecer a mulher moçambicana que interveio significativamente na Luta de Libertação Nacional de Moçambique.
“Reza a historia através de guerreiras corajosas, dentre as quais Josina Machel, Paulina Mateus N’Kuida, Filomena Likune, Filomena Nashake, Marina Pachinuapa e Mônica Chitupila, que dedicaram sua vida à causa da liberdade, servindo de inspiração para a nossa geração e para as gerações vindouras”, arrolou.
Vincou que, “inspirados no exemplo daquelas guerreiras, reconhecemos os ganhos alcançados na luta pela promoção e salvaguarda dos direitos das mulheres, particularmente no atinente a igualdade de oportunidades no acesso à educação, saúde, emprego, ascensão a cargos de tomada de decisão, entre outros”, afirmou.
Referiu que o progresso também se reflecte no seio do MINT, onde se notabiliza a participação da mulher em todos os sectores de actividade assumindo, igualmente, funções de liderança.
“As nossas estatísticas indicam que representam mulheres exercendo funções de comando, direcção, chefia e confiança, 31,23 por cento nos órgãos centrais; 18,47 por cento na PRM; 15,19 por cento no SERNIC; 50,13 por cento na DNIC; 28,31 por cento no SENAMI; 18,87 por cento no SENSAP e 33,33 por cento no INAR.
Durante o evento, a responsável pelas mulheres do MINT, Olímpia Moisés saudou todas as mulheres moçambicanas, em particular as do ministério do interior, que mesmo diante das adversidades estão firmes na sua missão.
“Saudamos igualmente a todas as mulheres moçambicanas do Rovuma ao Maputo, do Zumbo ao Índico, em particular as do Ministério do Interior, que mesmo diante das adversidades de dia e de noite, faça sol, faça chuva estão sempre bem firmes na sua missão, para garantir a ordem e segurança da tranquilidade pública no país”, aclamou.
“Manifestamos ainda o nosso abraço pela consciência, consciencialização sobre as necessidades de resgate, dos valores altos, dos altos valores patrióticos, éticos, ideológicos e profissionais, com vista a servir melhor o Estado de modo a garantir a harmonia social”, acrescentou.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)/sg