
Primeira-dama, Gueta Chapo (esquerda), entrega um presente a uma reclusa no Estabelecimento Penitenciário Especial para Mulheres de Maputo
Maputo, 08 Abr (AIM) – A Primeira-dama de Moçambique, Gueta Chapo, manifestou a sua disponibilidade para passar a apoiar as reclusas à nível nacional, com iniciativas e projectos de geração de renda em parceria com o Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP).
Gueta Chapo pretende com isso que o seu apoio proporcione a cada reclusa melhores oportunidades de reabilitação e reinserção social.
A esposa do Presidente da República assumiu o compromisso durante a visita que efectuou hoje (08) ao Estabelecimento Penitenciário Especial para Mulheres de Maputo, no âmbito das celebrações do Dia da Mulher Moçambicana, que se assinalou segunda-feira.
“Sei que a vida nos impõe desafios que, por vezes, levam-nos a sentirmo-nos devastados. Contudo, gostaria de vos encorajar para nunca perderem a esperança de um novo começo”, disse.
Acrescentou que o passado não deve definir o futuro das reclusas, pois o que realmente importa são as escolhas e sobretudo a determinação de cada reclusa apostar na mudança.
No encontro mantido com as reclusas, Gueta Chapo reafirmou que, independentemente das circunstâncias, cada mulher é digna de respeito, carinho e oportunidade de recomeçar e, por meio da arte, cultura, espiritualidade e solidariedade.
Durante a visita que efectuou a Penitenciária, testemunhou iniciativas de mulheres com histórias marcantes que, apesar das adversidades permanecem firmes e determinadas na auto superação e engajadas em actividades produtivas. Por isso, Gueta Chapo encorajou para não desistirem pois os projectos das reclusas irão contribuir para a sua reabilitação e reinserção social.
“Acreditem: cada talento que possuem e cada sonho que abrigam é um caminho para um futuro melhor”, disse.
Gueta Chapo reafirmou o seu compromisso de continuar a ampliar e criar oportunidades de apoio à mulher moçambicana, na educação, saúde, entre outras áreas, em especial a mulher reclusa na vertente de reabilitação e reinserção social, para que se sinta acolhida e fortalecida em todos os momentos.
“Irei implantar um salão de beleza para continuarem a serem mais lindas”, afirmou, colhendo de seguida uma ovação.
“Vamos todos trabalhar para o sucesso dos programas de reabilitação e reinserção social das reclusas”, acrescentou.
Gueta Chapo acredita que a visita de trabalho àquele Estabelecimento Penitenciário ultrapassa a celebração da mulher moçambicana, pois reflecte um compromisso genuíno com a solidariedade e agrega valores sociais essenciais na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Aliou a sua visita ao mês de Abril, afirmando que transporta um grande simbolismo para todas mulheres moçambicanas.
“É um momento dedicado para honrar a força, a resiliência e as conquistas das mulheres moçambicanas, um lembrete da nossa responsabilidade colectiva de promover a igualdade de género e empoderar as mulheres”, sublinhou.
A visita de Gueta Chapo junta-se às celebrações do Dia da Mulher Moçambicana, cujas cerimónias centrais tiveram lugar no distrito de Nangade, província setentrional de Cabo Delgado.
(AIM)
Ac/sg