
Embaixador da União Europeia acreditado em Moçambique, Antonino Maggiore
Maputo, 9 Abril (AIM) – Os embaixadores dos países membros da União Europeia (UE) acreditados em Moçambique reafirmaram hoje (9), em Maputo, o seu apoio incondicional e fortalecimento da parceria nas reformas estruturantes em curso no país, compromisso político para um diálogo nacional inclusivo,
Estas são prioridades nacionais, que incluem a estabilização da situação de ataques terroristas na província de Cabo Delgado e a modernização da economia moçambicana.
Segundo o embaixador da União Europeia acreditado em Moçambique, Antonino Maggiore, a assinatura do compromisso político com partidos da oposição, encontros com a sociedade civil e o antigo candidato presidencial, Venâncio Mondlane, encerram uma etapa e abrem uma nova página no país.
“Saudamos a abertura e reconhecimento claro com que o Presidente indicou os problemas e desafios que o país enfrenta”, disse.
Maggiore referiu que no âmbito das reformas em curso no país, o governo pode contar com a União Europeia e os Estados membros, que estão plenamente disponíveis a dar o seu contributo.
“Estamos a trabalhar com o governo e as instituições para um apoio abrangente e concreto, directo a implementação do compromisso político de diálogo inclusivo. Esse apoio queremos conceder não só ao governo, mas também claramente a sociedade civil, líderes dos partidos da oposição “, disse.
Ressalvou que o processo de reformas, incluindo económica, pacote eleitoral, fiscal, corrupção, digitalização e polícia, este último com vista a superação da violência e garantia de observação dos direitos humanos, são aspectos que a União Europeia considera fundamentais.
Por outro lado, fez saber que a parceria da União Europeia é única, abrangente, 360 graus em todas áreas tidas como prioridade do país. A abordagem integrada da UE e Estados membros é baseada no apoio ao desenvolvimento, ajuda humanitária e segurança.
(AIM)
MR/sg