
Foto Família, presidente da República, Daniel Chapo, com embaixadores da União Europeia
Maputo, 9 Abril (AIM) – O Presidente da República, Daniel Chapo, reuniu-se hoje (9) em Maputo, com os embaixadores dos países dos países membros da União Europeia, no quadro da cooperação bilateral, com enfoque ao apoio a estabilidade política, social e económica do país.
A delegação era chefiada pelo embaixador da União Europeia no país, Antonino Maggiore.
Segundo o presidente moçambicano o encontro serviu para passar em revista os últimos desenvolvimentos no país na busca da paz.
“Agradecer ao embaixador da União Europeia por esta oportunidade de organizar este encontro com embaixadores dos países da União Europeia, para nós isso é bastante importante, sobretudo porque queremos continuar com este processo de diálogo nacional e inclusivo que temos vindo a conduzir, que culminou com assinatura do compromisso no dia 5 de Março “, disse.
Segundo o estadista moçambicano, Daniel Chapo, após a assinatura do compromisso, ficou acordado que o documento seria transformado em lei e através da iniciativa presidencial , fosse submetido à Assembleia da República (AR).
“A Assembleia da República aprovou em forma de lei o compromisso político, nós achamos que isso é bastante importante porque a partir daqui já temos um instrumento legal que possa permitir o país discutir questões relacionadas com o aprofundamento de descentralização sobre a lei eleitoral, processo de governação e vários outros termos de referência que aparecem no compromisso”, disse.
Chapo, sublinhou que o país está aberto para o apoio técnico que for necessário, tendo em conta que estão criadas às condições para o arranque do diálogo nacional para o desenvolvimento de Moçambique.
Vale lembrar que a União Europeia é o principal parceiro comercial e económico de Moçambique, sendo o maior destino das exportações moçambicanas e um importante investidor no país.
Estatísticas oficiais recentes indicam que o volume das exportações de Moçambique para a União Europeia atingiu a cifra de 5,3 mil milhões de dólares contra 4,19 mil milhões de dólares de importações no período compreendido entre 2020 e 2024.
Por isso, a União Europeia assume actualmente a primeira posição na lista dos maiores parceiros comerciais de Moçambique.
(AIM)
MR/sg