
Mais de 40 mil pessoas esperadas nas celebrações dos 50 anos da independência de Moçambique
Maputo, 20 Jun (AIM) – O mítico Estádio da Machava prepara-se para receber, próxima quarta-feira, cerca de 40 mil pessoas para as celebrações do 25 de Junho, que marca os 50 anos da independência nacional, proclamada a 25 de Junho de 1975.
No local, decorrem os trabalhos finais para deixar a casa pronta que também espera receber 36 chefes de Estado e de Governo de países amigos e outros convidados especiais.
Falando hoje à imprensa sobre o ponto de situação da organização, o ministro da Administração Estatal e Função Pública, Inocêncio Impissa, assegurou que decorrem acertos finais no palco que vai acolher um dos maiores eventos do ano organizado pelo Estado.
“Esperamos receber aqui cerca de 40 mil pessoas e já convidamos 36 chefes de Estados e antigos presidentes. Em termos de mobilização estamos a trabalhar para que o maior número possível de moçambicanos participem “, disse Impissa que também é porta-voz do governo.
No dia 25 de Junho as portas do Estádio da Machava vão abrir as 0500 da manhã, para permitir que os cidadãos vindos de diferentes pontos do país se façam mais cedo ao local das celebrações.
Impissa lembrou outros eventos paralelos ligados as celebrações dos 50 anos, nomeadamente, a cerimónia havida há dias no distrito de Mueda, província de Cabo Delgado, dirigida pelo Chefe do Estado, Daniel Chapo em memória de homens, mulheres e crianças assassinadas no Massacre da Mueda, acto bárbaro perpetrado pelo regime colonial português.
Também lembrou a cerimónia do lançamento no distrito de Nangade, na mesma província, da tocha de unidade nacional que percorreu as nove províncias do país e hoje chegou a província de Maputo com a porta de entrada pela localidade de Incoluane no distrito de Macia.
(AIM)
PC/sg