
Funcionários e Agentes do Estado saúdam residente da República, Daniel Chapo, por ocasião do Dia Internacional da Função Pública
Maputo, 23 Jun (AIM) – O ministro da Administração Estatal e Função Pública, Inocêncio Impissa, anunciou hoje (23) em Maputo, a colocação a disposição do manual do programa de capacitação, no quadro da descentralização, que deverá orientar uma série de formações e capacitação no quadro da profissionalização da administração pública e o portal electrónico dos funcionários e agentes do Estado.
Impissa anunciou hoje (23) durante a saudação dos funcionários e agentes do Estado, ao Presidente da República, Daniel Chapo, no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Função Pública.
“Após este importante momento, seguir-se-á uma reunião mais alargada com funcionários onde vamos apresentar e colocar a disposição duas importantes ferramentas designadamente, o manual do programa de capacitação no âmbito da descentralização e o portal do funcionário e agente do Estado, uma ferramenta electrónica acessível por meio de telefone e outros dispositivos digitais”, disse.
Explicou que o portal electrónico do funcionário permite, entre outras funções consultar o recibo de salário e declaração de rendimento.
Mais ainda, permite ao funcionário ou agente do Estado verificar o seu enquadramento na Tabela Salarial Única (TSU), extracção de comprovativos de contagem de tempo de serviço, prova de vida, consultar o processo individual entre outras informações profissionais de interesse particular e outros.
“Paralelamente todas as instituições públicas ao nível distrital, provincial e central têm programado uma série de actividades no quadro da celebração desta importante data, que se estenderá por toda semana”, disse.
Já, o representante dos funcionários que se dirigiram ao Gabinete do Presidente da República, Dionísio Simão Lissave ressaltou que a efeméride acontece dois dias antes da celebração dos 50 anos da independência nacional.
“Trata-se de um marco histórico que nos dá oportunidade para reflectir sobre os avanços e desafios que marcaram Moçambique ao longo deste meio século”, disse.
A fonte informou que, o ditado motivacional “Fazer diferente para obter resultados diferentes”, passou a ser o compromisso colectivo dos funcionários.
(AIM)
MR/sg