
Karingani Game Reserve (KGR) está a investir na construção de sistemas de abastecimento de água nas províncias de Gaza e Inhambane
Maputo, 23 Jun (AIM) – A Karingani Game Reserve (KGR) está a investir pouco mais de 12 milhões de meticais na construção de sistemas de abastecimento de água para as comunidades de Cubo, Década da Vitória, Ringane e Phanguene, distrito de Massingir e Mbacane, na província de Gaza e em Magude, na província de Maputo.
O projecto deverá beneficiar cerca de 4.549 pessoas, numa iniciativa que surge para minimizar os desafios que os residente no acesso à água potável. A iniciativa é parte do compromisso da KGR para a melhoria das condições de vida das comunidades vizinhas da reserva.
O gestor de relações comunitárias da KGR, Eusébio Mavie, citado em comunicado enviado à AIM, explicou que será instalado um sistema de tubagem com uma extensão de 3,5 quilómetros para transportar água da Barragem de Massingir até à comunidade de Cubo.
“Na barragem, será colocada uma bomba suspensa, que se ajustará ao nível da água e à direcção do vento, garantindo a extracção contínua de água, mesmo em condições adversas. A água será retirada a 1,5 metros da superfície, garantindo melhor qualidade, passando por um sistema de filtragem antes de ser armazenada num tanque com capacidade para 117 mil litros”, acrescentou Mavie.
Em paralelo, serão erguidas torres metálicas no centro da comunidade, equipadas com dois tanques de 10 mil litros cada, assegurando armazenamento e distribuição suficiente de água para os habitantes de Cubo, numa iniciativa que vai priorizar, igualmente, a contratação de mão-de-obra local e capacitação comunitária para a gestão e manutenção do sistema.
Por sua vez, a administradora do distrito de Massingir, Esmeralda Muthemba, diz que o projecto da Karingani é continuação das acções que a entidade já vem realizando no âmbito do apoio às comunidades locais.
“Estou muito contente com este projecto. Assim como a Karingani já nos apoiou na construção da morgue e de outras infra-estruturas, esta nova obra vem reforçar o compromisso com a nossa comunidade. O sistema de água a ser construído vem para nos servir, e devemos cuidar e preservar”, referiu Muthemba.
Para o líder comunitário de Cubo, Isac Cubai, o sistema de abastecimento de água vem solucionar um problema existente há muito tempo e poderá reduzir casos de pessoas que eram atacadas por crocodilos enquanto buscavam pela água na barragem.
“Temos a agradecer imenso à Karingani por ouvir os choros desta comunidade pois, a água é um grande problema aqui faz muito tempo. As mulheres percorriam mais de três quilómetros até à barragem, onde algumas foram vítimas de ataques de crocodilos. Então este novo sistema vai resolver esse problema”, disse.
(AIM)
Sc/sg