
Presidente da República, Daniel Chapo e Sua Alteza príncipe Rahim Aga Khan, Imamat Ismaili, assinam novo acordo de cooperacao
Maputo, 23 Jun (AIM) – O Presidente da República, Daniel Chapo e Sua Alteza príncipe Rahim Aga Khan, Imamat Ismaili, assinaram hoje (23) em Maputo, um novo acordo que visa fortalecer as relações históricas e de cooperação nas áreas de desenvolvimento.
Segundo Daniel Chapo, o primeiro acordo entre Moçambique e a fundação Aga Khan foi estabelecido em 1998, tendo resultado na presença integral da Rede Aga Khan no país.
“Para assinalarmos esses momentos históricos, decidimos assinar hoje (23) um novo acordo que acabamos de testemunhar, o que é bastante importante para o nosso país, o nosso povo, porque temos provas claras de vários projectos de desenvolvimento que foram levados a cabo ao longo destes 25 anos”, referiu o P Presidente da República.
Em Moçambique a rede Aga Khan apoia projectos de desenvolvimento nas áreas da saúde, educação, Infra-estruturas e desenvolvimento rural.
“Trata-se de um acordo que visa fortalecer laços históricos que unem Moçambique e Ismaili, estabelecer, consolidar as parcerias nas áreas de interesse comum com particular ênfase para educação, eu pessoalmente tive privilégio de visitar a academia Aga Khan em Maputo província, na cidade da Matola, que é impressionante a formação de líderes do futuro, encontramos lá crianças que vieram da Síria, Irão e de tantos outros países onde há conflitos neste momento “, disse.
O governo manifesta interesse em fazer a manutenção da cooperação nas áreas da saúde, cultura, protecção do ambiente devido as mudanças climáticas, tidos como um desafio global e desenvolvimento económico das comunidades.
O Presidente da República destacou a construção do estabelecimento da academia Aga Khan em Maputo, inaugurado em 2022.
Por seu turno, o principe Rahim Aga Khan, disse haver necessidade de celebrar-se a amizade e o acordo celebrado esta segunda feira (23).
“Nós temos muito que nos orgulhar, queremos recomendar que se celebre a nossa amizade, estamos a trabalhar aqui a 25 anos”, disse.
(AIM)
MR/sg