
Presidente moçambicano, Daniel Chapo, recebido pelo Rei da Espanha, Filipe VI, em Sevilha
Lisboa, 30 Jun (AIM) – O chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo, garantiu este domingo (29) a “vontade comum” de aprofundar a cooperação com Espanha, após reunir-se com o rei Filipe VI.
“Este encontro foi uma oportunidade para reiterarmos os laços de amizade e cooperação entre Moçambique e o reino de Espanha, bem como reafirmarmos a nossa vontade comum de aprofundar as relações bilaterais nos domínios político, económico, cultural e social”, lê-se numa mensagem colocada na página de Facebook do Presidente moçambicano.
Daniel Chapo chegou este domingo a Espanha para uma visita de trabalho até quinta-feira (03 de Julho), anunciou a Presidência de Moçambique, referindo que o Presidente irá também participar na IV Conferência das Nações Unidas sobre financiamento ao desenvolvimento, que se realiza em Sevilha, naquele país europeu.
Na nota divulgada este domingo, Daniel Chapo afirmou ainda que Moçambique valoriza o papel da Espanha como “parceiro estratégico” do país, que continuará a trabalhar para fortalecer a parceria em benefício dos povos dos dois países.
Ainda este domingo, Daniel Chapo reuniu-se com a comunidade moçambicana residente em Espanha. Durante o encontro, o chefe de Estado moçambicano apelou aos compatriotas a manterem vivo o orgulho nacional, o patriotismo e o compromisso com os valores e interesses do país, onde quer que se encontrem.
“Temos que continuar com este orgulho de sermos moçambicanos, sermos patriotas, continuarmos a defender o interesse nacional e do povo moçambicano em qualquer local onde nós nos encontramos, em qualquer parte do mundo”, afirmou o Presidente da República, citado em nota de imprensa.
Mais de 60 líderes mundiais e 4.000 representantes da sociedade civil reúnem-se a partir desta segunda-feira (30) em Sevilha para relançar a ajuda ao desenvolvimento, que tem actualmente um défice de quatro biliões de dólares norte-americanos anuais, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
O chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo, estará acompanhado por alguns ministros, entre os quais a dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria dos Santos Lucas, das Finanças, Carla Loveira, e da Economia, Basílio Muhate.
A IV Conferência Internacional sobre Financiamento ao Desenvolvimento (FFD4) da ONU decorre de segunda a quarta-feira, dez anos depois da anterior, realizada na Etiópia, em 2015.
(AIM)
DM