
Feliz Sílvia, chefe da bancada parlamentar da Frelimo recebe em audiência Embaixador da Alemanha acreditado em Moçambique, Ronald Münch
Maputo, 29 Jul (AIM) – O governo alemão afirma estar disponível para apoiar as reformas legais que constam no compromisso político para um diálogo nacional inclusivo, assinado em Março último, na capital moçambicana, Maputo.
O compromisso referido é um processo de negociação e discussão política em curso em Moçambique, que visa alcançar um consenso amplo entre os diferentes actores políticos e sociais.
O facto foi anunciado pelo Embaixador da Alemanha acreditado em Moçambique, Ronald Münch, que falava à jornalistas, minutos após o término de uma audiência que lhe foi concedido por Feliz Silvia, chefe da bancada parlamentar da Frelimo, partido no poder.
O parlamento, segundo Münch, é essencial para a execução de todo o processo de reformas legais assinadas no compromisso, e “a Alemanha é um parceiro fiável para ajudar neste processo”.
“O trabalho dos parlamentares”, acrescentou, “é essencial para, principalmente, implementar leis e reformas. Somos um dos parceiros que quer ajudar no processo de reformas como parte do compromisso político, por isso, estamos aqui no parlamento para iniciar as conversações”.
De acordo com o diplomata alemão, a bancada da Frelimo na AR demonstrou bastante interesse em apostar e iniciar as reformas legais avançadas no compromisso político para um diálogo nacional e inclusivo, que incluem a revisão da Constituição e pacote eleitoral.
“Estou muito impressionado com o compromisso da bancada da Frelimo”, acrescentando que, durante o encontro, teve a oportunidade de abordar Sílvia, sobre o incremento do investimento alemão no país.
“Falamos de alguns projectos que a Alemanha vai financiar em Moçambique nos próximos meses”, disse, sublinhando que já existe um esboço desenhado pelo governo alemão para implementar na nova era de transformar Moçambique num centro energético da região da África austral e do continente.
Münch apontou a educação profissional como também um dos pilares da cooperação a ser revisto nos próximos meses entre os governos moçambicano e alemão.
Por seu turno, Sílvia disse que a Alemanha assegurou prestar uma assistência técnica sobretudo nas reformas da legislação eleitoral que sairão do acordo do compromisso político para um diálogo nacional inclusivo.
Actualmente, decorre a implementação do acordo do compromisso político e as recomendações a serem avançadas, Sílvia acredita que deverão ser debatidas na AR, e “nessa altura vamos contar muito com o apoio técnico que eles disponibilizaram e vão prestar ao parlamento moçambicano”.
Em Outubro próximo, a AR poderá receber novos deputados do parlamento alemão, o Bundestag, eleitos no sufrágio legislativo realizado a 23 de fevereiro último. Moçambique iniciou a sua 10ª Legislatura em janeiro último.
Por isso, Sílvia quer que a visita dos deputados alemães sirva para “passar em revista alguns aspectos”, no âmbito da cooperação parlamentar.
O Embaixador alemão deverá, nos próximos dias, visitar outras três bancadas da AR, nomeadamente, Povo Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS), o maior partido da oposição; a Renamo, o segundo da oposição; e o Movimento Democrático de Moçambique, o terceiro da oposição.
(AIM)
Ac/sg